quarta-feira, 4 de julho de 2007

O Espírito do Pentecostes

“Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Sl 118.23). Estas palavras ditas pelo salmista há muitos séculos refletem o nosso sentimento em relação à celebração dos 96 anos de Pentecostes da Assembléia de Deus em Belém, realizada no período de 15 a 18 deste mês.

Quem participou dos cultos do aniversário da Igreja teve a chance de viver momentos semelhantes ao próprio dia de Pentecostes relatado na Bíblia, quando os discípulos reunidos no Cenáculo foram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas.

A alegria e o desprendimento com que os cristãos da Igreja primitiva deram liberdade às manifestações espirituais no dia de Pentecostes levaram algumas pessoas a zombar e considerá-los como bêbados, prova do total desconhecimento que tinham em relação ao plano divino e ao poder do Espírito Santo. Naquela oportunidade, Pedro se levantou e esclareceu a multidão de forma veemente sobre o fato histórico que estava acontecendo ali.

Uma promessa divina, feita através do profeta Joel estava se cumprindo: "E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão" (Joel 2.17-18).

Como Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, o mesmo derramamento espiritual continua à disposição daqueles que têm a atitude de adorá-Lo e permanecer no cenáculo da oração. Foi possível comprovar isto durante nossa celebração de 96 anos, quando a mesma liberdade no Espírito – característica da Igreja pentecostal – que os discípulos do passado tinham foi manifestada em cada culto.

A exemplo do que aconteceu no dia de Pentecostes, alguém sem entendimento das coisas espirituais poderia até pensar que as milhares de pessoas reunidas estes dias na Assembléia de Deus em Belém estavam bêbadas, quando, na verdade, tratava-se da continuidade atual da promessa do derramar do Espírito Santo.

Salvação e resgate de vidas, crentes batizados com o Espírito Santo, edificação através da palavra de Deus e pessoas totalmente renovadas durante os momentos em que estivemos juntos no Templo Central da Igreja e no estádio do Mangueirão. Estas ações que só podem ser operadas pelo Senhor Deus comprovam ainda o valor histórico que a Assembléia de Deus em Belém tem no movimento pentecostal no Brasil e no mundo.

Assim como os discípulos que receberam o Espírito Santo no cenáculo escreveram um dos momentos mais importantes na história do relacionamento de Deus com os homens, nossa Igreja recebeu, nestes dias, um novo ânimo da parte do Senhor, lembrando a todos que Belém não apenas foi berço do pentecostes no Brasil, mas ainda hoje tem um papel importante no plano divino.

Além de parabenizar a todos que se doaram para que tamanha celebração acontecesse, desejo que cada leitor se posicione corretamente em relação ao Pentecostes.

Desejo sinceramente que ninguém seja incrédulo e desconfiado da ação de Deus, nem seja parte dos que zombam das manifestações do Espírito, mas que esteja conosco entre os que recebem o Espírito Santo adoraram a Deus com toda a liberdade.

É exatamente isto o que já estamos fazendo nestes primeiros dias dos 97 anos de Pentecostes da Assembléia de Deus em Belém!

Pastor Samuel Câmara