quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ENQUANTO A RESPOSTA NĂO VEM

Estamos no limiar de um novo ano. Você tem orado especificamente sobre algum assunto, baseado em uma promessa de Deus, mas ainda não recebeu a resposta. Enquanto a resposta não vem, o que fazer durante o tempo de espera?

Gostaria de propor duas coisas muito importantes, a seguir:

Faça da sua espera um tempo de louvor a Deus. Enquanto espera pela materialização do seu pedido, procure louvar a Deus. Faça como o salmista: "Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios" (Sl 34.1).

Algumas pessoas crêem na Palavra de Deus, começam a louvar a Deus, mas não aguardam o cumprimento dos Seus desígnios. Tal qual o povo de Israel: "Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor. Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios" (Sl 106.12-13).

Você creu na Palavra do Senhor, espera pelo cumprimento de Suas promessas, então continue a louvar ao Senhor até que a sua resposta se concretize. Lembre-se: "Deus chama as coisas que não são como se já fossem" (Rm 4.17).

Assim, quando você louva a Deus pela resposta, está falando de coisas que não são, mas como se elas já existissem. Isto é agir por fé, na certeza de é a fé que vai materializar o seu pedido.

Duvide da sua dúvida. Em outras palavras: recuse-se a duvidar. Nesse ponto, há uma coisa a considerar: é precisamente nesse tempo de espera que o Inimigo mais gosta de atacar, lançando pensamentos de dúvida à sua mente. Por isso, recuse-se a duvidar.

Tiago ensina exatamente isso: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa" (Tg 1.5-7).

Quando o Inimigo atacar com dúvidas, o que fazer? "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).

Mas como resistir ao diabo? Faça como Jesus: resista ao diabo falando a Palavra de Deus, citando os versos bíblicos que contém as promessas de Deus para a sua vida.

Quando o diabo o tentava, Jesus dizia: "Está escrito". Quando o diabo revidava com alguma passagem das Escrituras, Jesus citava novamente a Palavra: "Também está escrito" (Mt 4.4-10).

Uma maneira segura de vencer a dúvida é continuar a meditar nas promessas de Deus. Siga a orientação de Deus a Josué: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido" (Js 1.8).

Na medida em que você meditar sobre os textos bíblicos e falar essas passagens bíblicas, está a lembrar a si mesmo as promessas de Deus; está também chamando a atenção de Deus para elas, o qual não falhará em cumpri-las no devido tempo.

Enquanto a sua resposta de oração não se manifesta, veja-se a si mesmo com aquilo que pediu a Deus, faça planos de acordo com isso. Nesse meio tempo, não esmoreça nem perca o ânimo.

Lembre-se: a vontade de Deus é que você receba tudo aquilo que pedir, para que a sua alegria seja completa: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (Jo 16.24).

Alguns fracassam porque começam a duvidar, deixam de esperar, passam a murmurar e, enfim, desistem. Os vitoriosos mantêm a fé e, em vez de duvidar e desistir, descansam nas promessas de Deus; em lugar de murmurar, louvam a Deus todos os dias pela resposta, até que ela realmente se efetive.

Mantenha-se do lado dos vitoriosos: faça do seu tempo de espera uma ocasião para louvar a Deus. E que 2009 seja o ano das repostas às suas orações. Assim você terá mais um motivo para louvar o Senhor... e a sua alegria será completa.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/