sexta-feira, 20 de março de 2009

Honra a um filho ilustre

Continua ativo e sempre abundante na obra do Senhor o pastor Firmino da Anunciação Gouveia, português de Coimbra, mas brasileiro de coração, que neste sábado, 21 de março, tem a alegria de completar 84 anos de vida. E que vida! Parabéns!

Ele agora serve à Igreja-mãe das Assembléias de Deus no Pará e no Brasil como Pastor-de-honra, após servir durante 29 anos como pastor-presidente, tendo deixado uma marca indelével na nossa história assembleiana. Em dezembro próximo ele completará 51 anos de abençoado e frutífero ministério pastoral.

Ele veio ao Brasil com apenas três anos de idade. Ao completar 19 anos, teve uma experiência pessoal com Cristo, entregando totalmente sua vida ao Senhor, ocasião em que era pastor da Igreja-mãe o missionário Nels Nelson.

Antes de completar dois meses de sua decisão, aprouve ao Senhor dar-lhe outra bênção celestial: o batismo com o Espírito Santo. Em 16 de julho de 1944, Firmino Gouveia foi batizado em águas, tornando-se membro desta Igreja.

A partir dessas experiências, dedicou-se mais a Deus, aprofundando-se no estudo das Sagradas Escrituras. Após sete anos da sua decisão de seguir a Jesus Cristo, o ministério da Assembléia de Deus o separou para auxiliar o trabalho, enviando-o à congregação da Sacramenta. Em 1957, foi separado para o presbitério. Em 1° de dezembro de 1958, ele foi consagrado ao pastorado.

Como pastor, seu primeiro campo de trabalho foi a cidade de Tocantinópolis. Depois, retornou à Belém e liderou as congregações de Val-de-Cans, Sacramenta e Telégrafo e, mais tarde, foi enviado para a cidade de Ponta de Pedras, região do Marajó. Trabalhou também como missionário na Guiana Francesa.

Em 5 de janeiro de 1965, foi escolhido pelo Ministério e pela Igreja para servir como pastor-auxiliar da Igreja em Belém. Em 1968, em substituição ao pastor Alcebíades Vasconcelos, assumiu a sua presidência.

Durante o seu ministério, foram construídos templos em diversos bairros dessa cidade. A obra de Deus, sob a sua direção, viveu dias de grande crescimento. Como o templo sede que fora construído em 1926 já não comportava o crescente número de crentes, tornou-se uma necessidade urgente a construção de um novo templo central. Deus fez com que o pastor Firmino Gouveia sentisse essa responsabilidade, enchendo-o de fé para começar e terminar essa gigantesca tarefa.

Assim, a solenidade de inauguração do novo templo central finalmente aconteceu, estendendo-se de 23 de abril a 1° de maio 1988, com a presença de dezenas de pastores de todo o Brasil e de várias autoridades municipais, estaduais e federais.

Depois de 29 anos de profícuo ministério à frente da Igreja-mãe, sentindo que o seu tempo findara, passou a direção dos trabalhos a este que vos escreve. Quero dizer o quanto me sinto honrado de ter o pastor Firmino Gouveia como meu irmão e amigo, e também como meu pastor, pois é assim que o considero.

A Bíblia ensina que devemos honrar a quem merece ser honrado (Rm 13.7). Eu e minha família, assim como a Assembléia de Deus em Belém, honramos a este filho ilustre da Igreja-mãe, e o saudamos com estas palavras:

"Portanto, nosso amado pastor Firmino, seja firme, inabalável e sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o seu trabalho não é vão" (1 Co 15.58, paráfrase).

Parabéns ao missionário, pastor, cidadão, amigo e irmão Firmino da Anunciação Gouveia!

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/