sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A suprema garantia

Certo dia, dois amigos, especialistas em grego bíblico, estavam passeando pelas ruas de Atenas. Ocasionalmente paravam para ler as placas na frente das lojas e discutir os possíveis significados de expressões, quando viram uma placa com a palavra arrabon. Eles entraram para conversar com o proprietário, que lhes disse que em grego moderno arrabon significa “anel de noivado”. Um deles comentou: “Que interessante! No Novo Testamento, este é o termo para garantia, ou sinal de pagamento”.

O apóstolo Paulo faz referência a esse termo em sua carta aos Efésios: “Fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.13-14). Em outras palavras: O Espírito Santo habitando em nós é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao Seu povo.

Todos nós éramos vendidos ao pecado, mas Jesus pagou o alto preço por nós, morrendo em nosso lugar na cruz do Calvário para a nossa redenção e ressuscitando “por causa da nossa justificação” (Rm 4.25). Assim, quando alguém recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, recebe o perdão completo de seus pecados e, ao mesmo tempo, também lhe é dado gratuitamente o Espírito Santo, que faz nele templo e morada.

O Espírito Santo é concedido ao que ama a Jesus como uma espécie de arrabon, ou “sinal de pagamento”, uma garantia do céu de que somos propriedade exclusiva de Deus e que o próprio Senhor cumprirá as Suas promessas para conosco.

Assim foi prometido por Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14.23). Por isso, Paulo assevera: “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9).

Ao se contrapor à conduta pecaminosa dos irmãos da igreja de Corinto, Paulo os chama ao caminho da santidade e indaga deles: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3.16).

A presença do Espírito Santo em nosso coração é uma antecipação das bênçãos superiores que experimentaremos quando Jesus vier buscar a Sua Noiva, a Igreja (da qual fazemos parte) e a levará para estar eternamente com Ele. Jesus deixou o arrabon, o “anel de noivado”, como sinal de Seu compromisso de que voltará e cumprirá a Sua promessa.

Agora o Espírito Santo habita em nós, dando-nos direção e poder para vivermos para Deus em santidade e justiça, numa adoração contínua, uma vez que somos templo e morada de Deus. Essa é a razão maior de sermos adoradores. Sem o Espírito Santo, o máximo que conseguiríamos era ser adoradores de ídolos.

Jesus ensinou também que o Espírito nos ajudaria a andar no caminho da verdade: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (Jo 16.13).

O Espírito também nos vivificará: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8.11).

Pedro mostrou que o fato de sermos propriedade exclusiva de Deus tinha uma finalidade: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).

Igualmente, Paulo ensina que nossa vida deve ser uma demonstração contínua da virtude do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl 5.22-25)

Todos nós que somos templo e morada do Espírito Santo temos o arrabon, a suprema garantia de que um dia teremos muito mais, quando viveremos na própria presença de Deus.
Deus é fiel. Sejamos fiéis também.
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/