sábado, 17 de outubro de 2009

A celebração mais importante

Se fosse para escolher, qual das celebrações deste mês você acharia a mais importante? O dia de Aparecida, o dia das Crianças, o Círio, o dia dos Mestres, o dia da Reforma Protestante ou dia das Bruxas?

As nossas escolhas revelam o que vai dentro do nosso coração, demonstram o valor que damos às causas que embalam a nossa vida. De minha parte, de antemão, elejo com diferença disparada o dia das Crianças e justifico a minha preferência.

É nesta fase da vida que se forma o caráter de uma pessoa e, por conseguinte, de uma geração. As crianças passaram a ser alvo preferencial do inferno, através de adultos malfazejos, que sem piedade lhes destroem a inocência e a felicidade com drogas, abusos sexuais, violência doméstica, crimes, abandono nas ruas, descuido das famílias e outras mazelas.

O que antes só se ouvia falar acontecendo predominantemente com os adultos, hoje o nível baixou tanto, o pecado se aviltou de tal maneira, que crianças recém-nascidas já são as vítimas preferidas dos pedófilos e dos rituais de magia negra ou de venda de órgãos.

O inferno sempre tramou contra as crianças, pois sabe que se conseguir deturpar o seu caráter, dificultar o seu futuro ou simplesmente destruí-las terá derrotado toda uma geração.

No êxodo do povo de Israel do Egito, há cerca de 3.500 anos, Faraó enxergou essa questão. Moisés queria sair com todo o povo para adorar ao Senhor Deus no deserto, mas Faraó lhe disse para ir somente com os adultos, mas que deixasse as crianças. Ele entendia que isso não somente dificultaria sobremaneira o futuro do povo de Israel, mas também lhe proveria escravos leais e totalmente identificados com ele no futuro. (Ex 10.9-11)

Isso pode parecer figurativo para nós, hoje, mas é exatamente o que tem ocorrido nas ruas e praças de nosso querido Brasil. Um "outro Faraó" tem tentado impedir o futuro de nossas crianças, assim como gerado escravos leais, mas isso passa despercebido.

Pais omissos, governantes insensíveis, líderes despreocupados com o futuro das crianças, são todos figuras a serviço de Faraó. Biblicamente falando, Faraó é um tipo de Satanás, o ladrão milenar de todas as gerações que, segundo Jesus, "vem somente para roubar, matar e destruir" (Jo 10.10).

Há lugares neste país em que o tráfico de drogas utiliza crianças não somente como "aviões", ou transportadores de drogas, mas também como soldados, usando armas de fogo de grosso calibre. Uma dessas crianças, perguntada por que vivia assim, disse que não tinha jeito, pois sabia que ia morrer cedo e que estava "aproveitando a vida".

Crianças nos semáforos pedindo esmolas, ou dormindo nas marquises dos prédios, ou cheirando cola, ou fumando crack, é fruto do abandono dos pais e das famílias, mas também é falta de interesse do poder público. Isso também é responsabilidade de toda a sociedade, pois é esta que vai pagar a altíssima conta.

As igrejas também precisam investir nas crianças. Muitas vezes estamos focados preferencialmente nos adultos, achando que ganhá-los para Cristo é uma grande coisa, e não deixa de ser. Mas levar uma criança a Cristo tem potencialmente muito maior ganho.

O evangelista Moody contou que, após o apelo numa de suas campanhas de evangelização, vieram à frente duas pessoas: um velho e uma criança. Ele então falou: "Aqui estão um velho e uma vida inteira para Cristo". Precisa dizer mais?

Paulo lembrou ao jovem Timóteo, em carta, que "desde a infância" ele sabia as sagradas letras, que podiam torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus (2 Tm 3.14-15). E que diferença fez Timóteo na vida de muitas pessoas!

Tomara que neste mês de outubro nossas ações como pessoas, como igreja e nação provem que preferimos ser responsáveis por nossas crianças. Ao pensamos assim, nos identificamos com Jesus, quando disse: "Ajudem as criancinhas a vir a mim e não as impeçam. Quem não se fizer como uma criança não entrará no reino de meu pai. Aí de quem fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim".

Minha gente da igreja e do Brasil, vamos fazer algo sério em favor das crianças, principalmente das que estão nas creches, orfanatos ou abandonas nas ruas.

Na Assembleia de Deus em Belém, a Missão com Crianças tem feito um bom trabalho. Estamos em campanha, através da Boas Novas, para ajudar a creche Cordeirinhos de Deus, que presta relevantes serviços em cuidar de 170 crianças. Visite, apóie, ore e contribua para suprir as suas necessidades.

As crianças vencem as outras celebrações de outubro, principalmente porque todo dia é dia de cuidar das crianças.


Samuel Câmara - Pastor daAssembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/