Certa feita, perguntaram ao médico Alexandre Kalache, chefe do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde: “Envelhecer é bom mesmo?”
Ele respondeu: “Envelhecer é ótimo”. Para ele, só há uma alternativa ao envelhecimento, é morrer cedo. “Agora, para envelhecer bem” – acrescentou – “a gente tem que investir nesse processo de envelhecimento”.
Essas duas verdades são perfeitamente aplicáveis ao pastor Firmino Gouveia, do alto de seus 85 anos de existência. Quem o vê, nem diz que tem essa idade. Qual o segredo? Que investimento fez?
Dele só ouvimos uma resposta: investiu toda a sua vida, desde a juventude, em seguir a Jesus e a viver os valores do Reino.
E disso não se arrepende, pois Jesus é o maior amor da sua vida, é o arrimo de sua sorte. Jesus é a razão do brilho que brota de sua vida, pois Ele é a sua Luz, o seu Pastor, o Amigo de todas as horas.
O exemplo do pastor Firmino nos serve de balizamento de que devemos investir as nossas vidas no que realmente importa: nos valores do reino de Deus, em obediência irrestrita ao Único Senhor e Salvador Jesus Cristo! Ele não só é a melhor razão para viver, mas também para envelhecer.
O texto bíblico preferido do pastor Firmino, um Salmo do rei Davi, ajuda a entender um pouco sobre o homem: “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.3-4).
O pastor Firmino sabe que é maravilhoso agradar ao Senhor Deus, cujo processo começa na confiança colocada Nele e passa pelo bom comportamento de proceder corretamente; mas só isso não basta; é preciso, igualmente, agradar-se do Senhor pelo que Ele é: pelo Seu caráter Fiel, pela Sua bondade ilimitada e pelo Seu amor imutável.
Como o pastor Firmino sabe que um homem precisa de um pouco de lirismo e poesia para expressar o seu amor ao Senhor, elegeu dois cânticos que bem falam de sua devoção espiritual.
O primeiro, o hino 127 da Harpa Cristã, de título “O Senhor da ceifa chama”, que expressa o seu espírito missionário e a sua disposição de servir, do qual destacamos o coro: “Fala Deus! Fala Deus! Toca-me com brasa do altar. Fala Deus! Fala Deus! Sim, alegre, atendo ao Teu mandar”.
O segundo, um hino cuja mensagem expressa a sua dependência constante do Senhor: “Toma, por favor, minha mão, ó Senhor, contigo eu quero ir. Com sangue aqui, pagaste por mim, pois eu Te quero seguir. Anelo poder os males vencer, em santidade viver. Toma, por favor, minha mão, ó Senhor, contigo eu quero ir”.
Mas é sempre o nome que mais fala a respeito da própria pessoa. Por isso, podemos nos deter um pouco nesse mister.
FIRMINO é um nome profético e abençoado. Vem da mesma raiz de firme. E o homem faz jus ao nome, pois é firme porque foi firmado na Rocha Eterna. Isso diz tudo sobre sua história.
FIRMINO DA ANUNCIAÇÃO. Anunciação é o ato ou efeito de anunciar. Foi o que ele mais fez na vida: anunciar, proclamar, pregar, ensinar o evangelho de Cristo.
FIRMINO DA ANUNCIAÇÃO GOUVEIA. Gouveia vem da vinicultura portuguesa, como também ele é de origem portuguesa. Gouveio é uma “certa casta de uva recomendada para vinho do Porto e vinho de mesa”. Do mesmo modo, Gouveia dá um bom vinho, como o vinho de Caná da Galileia, que Jesus transformou da água em talhas.
Jesus também tomou o seu “gouveio” e fez dele um bom vinho. Velho e bom. E dele pode ser dito: “E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente”.
Neste domingo, 21 de março, o pastor Firmino da Anunciação Gouveia comemora 85 anos de vida! Feliz Aniversário!
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/
Um comentário:
Ah, se todo mundo fosse assim!
Belo exemplo, esse, o do Pr. Samuel, de honrar a quem sucedeu. Mostra grandeza de alma!
Benevolino
Postar um comentário