sábado, 24 de março de 2012

Justa homenagem a dois servos de Deus

A Bíblia ensina que devemos honrar a quem merece ser honrado: “Pagai a todos o que lhes é devido: ...a quem honra, honra” (Rm 13.7). Portanto, gostaria de prestar uma justa e merecida homenagem a dois servos de Deus e distintos missionários pelos relevantes serviços prestados ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

A primeira homenagem cabe ao querido irmão em Cristo, o pastor Firmino da Anunciação Gouveia, servo de Deus, honorável Pastor-Emérito da Assembleia de Deus em Belém. Tendo servido à Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Brasil durante 29 anos como seu líder, deixou uma marca indelével na nossa história assembleiana. Em dezembro próximo, ele completará 54 anos de prolífero ministério pastoral.

O pastor Firmino Gouveia é um homem singular, cuja vida demonstrou uma constante dependência do Senhor, expressa nesse hino de sua predileção: “Toma, por favor, minha mão, ó Senhor, contigo eu quero ir. Com sangue aqui, pagaste por mim, pois eu Te quero seguir. Anelo poder os males vencer, em santidade viver. Toma, por favor, minha mão, ó Senhor, contigo eu quero ir”.

Firmino da Anunciação Gouveia. Seu nome fala muito a respeito da epopeia de sua vida. Firmino vem da mesma raiz de firme. Fazendo jus ao nome, mostrou-se firme nos caminhos do Senhor, pois viveu e serviu a Deus firmado em Jesus, a Rocha eterna. Isso diz tudo sobre a sua história.

Ele é Anunciação, o ato ou efeito de anunciar. Foi o que ele mais fez na vida: anunciar, proclamar, pregar, ensinar o evangelho de Cristo. Ele é Gouveia, originário da boa vinicultura portuguesa, portanto, uma “certa casta de uva recomendada para vinho do Porto e vinho de mesa”. Gouveia dá um bom vinho, tal como o vinho que Jesus transformou da água em talhas nas bodas de Caná da Galileia.

No último dia 21, o pastor Firmino da Anunciação Gouveia completou abençoados 87 anos de idade. Parabéns! Feliz Aniversário!

A segunda homenagem cabe à Boas Novas, essa incansável serva de Deus, missionária de todas as horas. Lembro-me de quando tudo começou. Em Maio de 1988, eu estava visitando uma igreja no Alto Rio Juruá, no Município de Ipixuna, e o Senhor Jesus falou fortemente ao meu coração: “Construa uma rede de televisão para mostrar a minha Igreja e a minha mensagem para todo o País”.

Cinco anos depois, no dia 1º de Janeiro de 1993, quando os membros da Assembleia de Deus no Amazonas se reuniram para comemorar seus 75 anos de fundação na propriedade da Igreja chamada Canaã, ao ar livre, essa história começou a se delinear.

Naquela tarde de sol amazônico causticante, todos os crentes dobraram os joelhos no asfalto para apresentarem a Deus um alvo: a aquisição de uma rádio. Naquele momento, não havia ainda nenhuma emissora em vista, nem mesmo alguma disponível na cidade. A Igreja certamente não estava preparada para o que Deus estava para fazer. Todavia, os irmãos curvaram os joelhos e suplicaram o milagre divino.

A Bíblia diz que Deus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. E foi exatamente isso que Deus fez: em vez de uma emissora de rádio, Ele nos deu uma rede de comunicação, a Boas Novas.

O povo de Deus se uniu e começou, em 15 de Março de 1993, a Boas Novas, primeiro no Norte, em Manaus e Belém; e depois, avançando paulatinamente, cobre agora 22 capitais e mais de 200 cidades do Brasil, “transmitindo Jesus” como uma incansável missionária, indo a lugares aonde muitos de nós jamais poderíamos chegar.

Funcionando como um braço evangelizador da igreja, a Boas Novas procura alcançar vidas em todos os setores da sociedade – das palafitas aos condomínios luxuosos, dos pequenos povoados às grandes cidades – visando a ganhar almas preciosas para o reino de Deus. A Boas Novas contribui também para a edificação da Igreja do Senhor Jesus Cristo e para a consolidação dos bons costumes cristãos na sociedade brasileira.

No último dia 15, a Boas Novas completou 19 anos de vitórias. Parabéns! Vale lembrar que o pastor Firmino Gouveia foi pioneiro comigo neste grande movimento de comunicação evangélica.
Honremos, portanto, a esses dois servos de Deus e distintos missionários, orando para que continuem a ser poderosos instrumentos nas mãos de Deus e transmissores de grandes bênçãos para todos. A recompensa virá a seu tempo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58).

Parabéns, pastor Firmino da Anunciação Gouveia! Parabéns Boas Novas! O Senhor os distinga com grandes e incontáveis bênçãos e os recompense pelos grandes serviços prestados ao Evangelho!


Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

Nenhum comentário: