sábado, 22 de dezembro de 2012

O Natal de Jesus é inclusivo


A cada ano, temos renovado o ensejo para pensar no nascimento de Jesus, quando comemoramos o Natal. Embora Jesus não seja lembrado por muitos, nem mesmo esteja presente em várias dessas festas natalinas, o Seu nascimento incluiu uma variedade de pessoas, as quais tomaram parte naquele maravilhoso evento: os trabalhadores nas pessoas dos pastores, os aposentados nas pessoas dos idosos Simeão e Ana, as mulheres na pessoa de Maria, e especialmente, as crianças na pessoa do próprio menino Jesus.
Dentre os que foram incluídos no grande drama do Natal, gostaríamos de ressaltar especialmente as crianças. Jesus veio ao mundo como uma criancinha: delicada, fraca e carente de cuidados. No tempo devido, começou a falar e a andar, tendo também de aprender todas as coisas inerentes à vida. É necessário, pois, que ensinemos nossas crianças acerca do nascimento de Jesus e da Salvação que Ele realizou, para que compreendam com exatidão os fatos relacionados ao Natal. Uma vez que Jesus mesmo falou que o Reino de Deus — com tudo que lhe é inerente, inclusive Seu Rei — pertence a todas as crianças, o Natal de Jesus também inclui as crianças!
        Falemos também dos pobres. Vale ressaltar que Jesus não fez uma opção preferencial pelos pobres, nem tampouco excluiu os ricos, como tem sido repetido por muitos; a sua opção foi pelos pecadores, pois Ele veio “buscar e salvar o que se havia perdido”. Contudo, Ele tinha um cuidado especial com os pobres, andava entre eles, cuidava deles e os ajudava em suas necessidades. Não se pode negar, porém, que o Natal normalmente exclui os pobres, devido à ostentação movida pela gana comercial que se instalou na festividade.
Sabemos que o verdadeiro espírito natalino não consiste no valor dos presentes que compramos e, sim, na possessão gratuita das grandes e benditas dádivas de Deus, principalmente a bênção da Salvação. Todos podem ter parte nesta festa, não importa sua condição social. Por isso, o Natal de Jesus inclui também os pobres.
Todavia, os ricos não foram excluídos do Natal, como alguns poderiam pensar. Os magos do Oriente não eram somente sábios, eram também ricos. “Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11). As suas preciosas ofertas foram aceitas, mas certamente não foram mais aceitáveis do que as de quaisquer outros. A verdade implícita é que os ricos também devem se voltar para Cristo e adorá-lo, pois o Natal de Jesus também os inclui.
O Natal de Jesus inclui também os desafortunados. Isso abrange os doentes e solitários, os esquecidos e infelizes, os sem vez e sem história, os sem nome e sem identidade, os sem terra e os sem teto. A vinda de Jesus mudou não somente a ordem das coisas, mas também a maneira de cuidar das pessoas.
Se Jesus não tivesse nascido, possivelmente não haveria tantos hospitais, embora com certeza haveria maior número de doentes. Isto é resultado do amor e da “boa vontade de Deus para com os homens” predita no Seu nascimento. Isto tem despertado em nossos corações o cuidado pelos desafortunados e sofredores.
Não haveria, igualmente, orfanatos para crianças e abrigos para velhos se Jesus não tivesse vindo. Essas ações assistenciais surgiram com o advento missionário de levar o amor e a salvação de Jesus Cristo aos povos desafortunados do mundo inteiro.
Em muitos lugares onde Jesus não é conhecido, ainda hoje, as crianças são encontradas mortas nas ruas pelas manhãs, as pessoas muito velhas são atiradas de cima dos despenhadeiros e morrem despedaçadas, ou são enviadas às florestas para serem comidas pelas feras.
Jesus pode se identificar com os desafortunados de todas as espécies porque era “amigo de publicanos e pecadores”, viveu como refugiado quando criança, consolou os tristes, curou os doentes, amou e serviu a todos os desafortunados, aos quais também o Natal de Jesus inclui.
O Natal de Jesus é inclusivo, pertence a todos. Isto inclui todas as pessoas de todas as idades e condições sociais. Jesus Cristo foi enviado para toda a humanidade, não apenas como benfeitor social, mas principalmente como Salvador. Ele mesmo disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
A maior marca do Natal deve ser um coração grato a Deus por tão grande e generoso presente que nos foi dado: Jesus! Pense: mesmo tendo nascido há dois mil anos, Jesus pensou em você. Definitivamente, o Natal de Jesus incluiu você!
Porém, o Natal pode ser muito mais significativo, se Jesus nascer também no seu coração e mudar a sua vida, dando-lhe de graça o perdão dos pecados e a salvação de sua alma. Feliz Natal!

Nenhum comentário: