sábado, 16 de agosto de 2008

A corrida da fé

Em Barcelona (Espanha), nos Jogos Olímpicos de 1992, aconteceu algo inusitado. O atleta inglês Derek Redmond, corredor dos 400 metros, enquanto participava de uma prova classificatória, de repente estirou um tendão. Ele caiu na pista sofrendo dores horríveis. Determinado a continuar, Derek fez um esforço tremendo para se levantar.


Derek se arrastava com dificuldade para a linha de chegada, quando seu pai pulou a grade de proteção e foi parar na pista. Antes que alguém pudesse detê-lo, Jim Redmond chegou até seu filho. O jovem corredor apoiou-se no ombro do pai e continuou, embora cambaleante, para completar a corrida. A multidão que assistia à prova aplaudiu aqueles dois, incentivando-os. Quando cruzaram a linha de chegada, foi como se o competidor, seu pai e todos os espectadores tivessem cruzado a linha juntos.


A vida cristã é como uma corrida. A Bíblia nos encoraja a corrermos a corrida da fé e perseverarmos até o final, seguindo o exemplo daqueles que correram antes de nós, ajudando uns aos outros. A imagem que me vem à mente é a do companheirismo cristão. A mensagem embutida naquele episódio é que, muito embora tenhamos de nos esforçar muito para completar a prova, é alentador saber que não estamos sozinhos, que alguém vai estar por perto para nos ajudar quando tropeçarmos.


Paulo, numa de suas cartas, se referiu a Timóteo como “verdadeiro filho na fé” e o orientava a ajudar os outros e fazer, assim, a verdade passar de uma geração a outra, indefinidamente: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (1 Tm 1.2; 2 Tm 2.2).


Temos a responsabilidade de ajudar os outros na competição da vida espiritual. “Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos”. “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos” (Rm 15.1; 1 Ts 5.14).


Cristo dedicou-se à formação dos doze discípulos, ensinando, fortalecendo, amparando e desafiando. Ele nos deixou o exemplo para seguirmos os Seus passos (1 Pe 2.21).


Cada pessoa tem de fazer a sua parte. O apóstolo Paulo disse: “Todo atleta em tudo se domina, agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre”. Ao jovem líder Timóteo, que vivia os altos e baixos de sua inexperiência e timidez, ele escreveu: “O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição” (1 Co 9.25; 2 Tm 2.5).


O que certamente Jesus e Paulo, assim como os demais líderes da igreja, tinham em mente é que ajudar os irmãos na fé é uma forma de amar por excelência. Em ajudar os outros a crescerem na fé, temos o grande potencial de produzir frutos permanentes, propiciando maturidade à igreja e ajudando na formação de novos líderes.


O melhor de tudo no companheirismo cristão é que, através de outros, Cristo nos ajuda a chegarmos ao final da prova. Então, “corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb 12.1).


Avante! Ajudemos uns aos outros e vençamos a corrida da fé com Jesus!


Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/