sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Uma obra de arte

Um renomado artista estava dando os últimos retoques numa escultura em bronze. À medida que o tempo passava, ele continuava lixando, raspando e polindo cada pequena parte de sua obra de arte. “Quando ficará pronta?” – alguém lhe perguntou. “Nunca!” – o artista respondeu. “Eu apenas continuo trabalhando e trabalhando, até que alguém venha e a leve embora”.


Leva tempo para uma obra de arte ser consumada. Isso também pode ser aplicado a cada filho de Deus. Embora tenhamos sido perdoados de todos os nossos pecados e “salvos pela graça”, quando se trata da semelhança com Cristo em nosso dia a dia, isso é algo que tem de ser trabalhado e trabalhado continuamente, até que Jesus venha e nos leve para estar com Ele.


O apóstolo Paulo ensina que Deus tem o objetivo de nos aperfeiçoar para o desempenho do Seu serviço, “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.11-13).


Todos nós sabemos que a semente não se transforma em árvore em um dia. Há sempre um tempo considerável entre o plantar e o colher. Igualmente, não é um toque do pincel do artista que produz um retrato acabado. Do mesmo modo, como filhos de Deus, temos de crescer “em tudo até alcançarmos a estatura espiritual de Cristo”. E isso leva algum tempo.


Desse modo, temos o desafio constante de não deixarmos que contratempos, erros, provações, ou qualquer outra coisa, nos desanimem ou nos tornem imprestáveis. Precisamos ter sempre em mente que estamos sendo trabalhados pelas mãos do Artista Maior do universo, o Oleiro: “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos” (Is 64.8).


É assim que Deus se apresenta. Ele falou ao profeta Jeremias que fosse à casa do oleiro. Ao chegar lá, ele observou que o vaso que estava sendo moldado se estragou. Então o oleiro “tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu”. Nesse momento, Deus lhe diz: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão” (Jr 18.1-6).


Somos manufatura de Deus, moldados segundo a Sua vontade. Às vezes, Ele nos coloca em situações de prova que nos farão crescer. Somos colocados no “cadinho das aflições”, para que a nossa fé seja “apurada pelo fogo”. Somos provados continuamente na forma de “várias tribulações” destinadas a refinar a nossa fé, até que aprendamos a ser “mais que vencedores” (1 Pe 1.6-7; Rm 8.28-37).


Diz-se que as cores pintadas na porcelana chinesa são queimadas na argila, caso contrário elas facilmente se desbotariam. O dourado na peça finalizada é um líquido escuro antes de passar pelo fogo. As primeiras duas ou três aplicações de calor removem todo traço de cor, que precisa ser retocada várias vezes. Depois de um longo e repetido processo, quando a obra é finalizada, fica bonita e resistente.


Quando estamos sendo provados, ao mesmo tempo Deus está trabalhando em nossa vida a formação do caráter de Cristo. Assim, quando na fornalha da aflição, “depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” ( 1 Pe 5.10). A obra sagrada do Oleiro é fazer com que, através do fogo, a beleza de caráter seja permanentemente fixada em nós.


Às vezes, as provações pelas quais passamos são fruto de pecados ou decisões erradas. Outras vezes, não há nenhuma outra explicação; simplesmente as coisas acontecem, sem que sejamos responsáveis por elas.

Em ambos os casos, resta sempre a dependência de Deus; ou pela confissão de nossos pecados, se estamos errados; ou pela simples confiança de que Deus está no controle, se estamos debaixo de provação.


Quer entendamos ou não os caminhos de Deus, podemos confiar Nele e sermos gratos porque Ele nos ama. Se assim não fosse, Ele nos ignoraria. Como Ele se importa, está construindo em cada um de Seus filhos uma obra de arte única e inigualável.


Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/