quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

FUNDAMENTOS DA ORAÇĂO EFICAZ

Há vários motivos para uma oração não ser respondida, como tratamos no artigo anterior. Mas para quem anda fielmente nos caminhos do Senhor, não ser específico na sua oração a Deus é uma das maiores razões para a falta de resposta. Pois, quando não somos específicos, mesmo que Deus respondesse, não o saberíamos ao certo. Como resultado, nossa fé não seria fortalecida e a confiança em Deus comprometida.
É necessário que saibamos exatamente o que pretendemos pedir a Deus. Este é o primeiro fundamento da oração eficaz. O segundo fundamento tem a ver com a vontade de Deus. Por isso, é necessário que descubramos as promessas de Deus a respeito do que oramos.
Busque uma promessa a respeito da sua oração. Deus não é responsável em cumprir os nossos caprichos, nem mesmo de suprir os nossos sonhos de consumo. Deus só é responsável em cumprir as Suas promessas, e as mesmas estão descritas na Bíblia.
O Senhor Deus diz: "Eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir" (Jr 1.12). Não é a nossa palavra que Deus tem de honrar, mas a Dele; não são os nossos desejos que Deus tem suprir, é a Sua vontade que Ele quer cumprir.
Assim, Deus ouvirá e responderá a oração, se aquilo que for pedido estiver de acordo com a Sua vontade. É isto que ensina o apóstolo João: "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito" (1 Jo 5.14-15).
Este é o processo: saber o que realmente quer pedir, para poder ser específico; verificar se isto está de acordo com a vontade de Deus, observando as promessas de Deus contidas nas Escrituras; meditar nas promessas, fortalecer a fé nisso.
Medite nas promessas de Deus. Fazer meditação é refletir, pensar; é submeter o assunto a um exame interior; é estudar, ponderar, considerar. Esse é o processo que nos ajuda a manter a fé. Pois, quando você medita nas promessas de Deus, a sua fé é fortalecida.
A Bíblia diz como a fé é gerada em nós: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10.17). Quando ouvimos a Palavra de Deus, esta mesma Palavra gera a fé de que necessitamos para o nosso relacionamento com Deus.
Não há relacionamento com Deus sem fé: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hb 11.6).
Deus é galardoador, é aquele que confere galardão ou bênção. Mas, para que a bênção seja conferida, é necessário crer em Deus primeiro. Crer não só que Ele existe, mas que também responde as orações.
"Tudo o que não provém de fé é pecado" (Rm 14.23).
Como Deus só responde a oração que é feita com fé, e como a fé só vem pelo ouvir a Palavra de Deus, então, antes de fazer o pedido a Deus, você precisa meditar nos textos bíblicos que identificam promessas sobre aquilo que você quer de Deus. Só assim será gerada em seu coração a fé de que necessita para esse assunto; e então, poderá ter a confiança inabalável de que Deus lhe responderá.
Lembre-se do que Jesus ensinou: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15.7).
Como se pode perceber, não basta receber Jesus como Salvador para ter as orações respondidas. É necessário ter o coração cheio da Palavra de Deus, gerando a fé que "moverá o braço" de Deus para responder a sua oração.
A vontade de Deus é que você receba tudo aquilo que pedir, para que a sua alegria seja completa: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (Jo 16.24).
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja MãeConfira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/