sábado, 14 de janeiro de 2012

Um presente para Belém

Lembro-me de uma comovente história, de uma menina que resolveu dar de presente à sua professora uma linda e rara concha marinha. Perguntada sobre onde a havia conseguido, a menina respondeu que aquele tipo de concha só era encontrado em uma praia muito distante dali. A professora, profundamente comovida, porque sabia que a menina havia caminhado vários quilômetros para buscar a concha incomum, disse: “Você não deveria ir tão longe só para me trazer um presente”. Ao que a garotinha sorriu e respondeu: “A caminhada faz parte do presente”.

A dádiva que Deus nos deu através de Jesus também começou com uma longa jornada. Jesus deixou a glória dos céus e veio habitar entre os homens, embora a humanidade estivesse imersa no pecado e na injustiça. Ele tomou a nossa natureza humana, como está escrito: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade”; e também percorreu o longo caminho até a cruz, onde tomou sobre Si os nossos pecados, pagando por eles com Seu próprio sangue.

Ele dá o maravilhoso presente da vida eterna a todo aquele que Nele crê. Nós nada merecíamos, “porque o salário do pecado é a morte”, porém Deus colocou um “mas”, quando acrescenta: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Desse modo, Cristo, “sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos”. Foi com a vinda de Jesus que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”.

Jesus foi longe demais para nos dar esse valioso presente! Ele foi às últimas consequências, morrendo por toda a humanidade. Isso, obviamente te inclui, querida Belém do Pará.

Quando, pois, pensei em saudar-te pelos teus 396 anos de existência, completados no último dia 12, minha querida Belém, fiquei a pensar nos grandes desafios que superaste e nos muitos avanços que conseguiste! Nunca o terias feito sem a abundante graça que o Senhor Deus te dispensou ao longo de tua gloriosa história, na qual Deus sempre manifestou a Sua presença.
Esse mesmo Deus que te concedeu o maior-presente-de-todos, o Seu Filho Jesus Cristo, também te deu a presença da Igreja, que é o corpo de Cristo, composta de todos os fiéis servos de Jesus Cristo, que representam em teu seio uma verdadeira reserva moral e espiritual, como “luzeiros no firmamento”, tudo para te servir e aos teus filhos, apontando-lhes o caminho do amor e da fé e da esperança. Essa longa caminhada conjunta também faz parte do presente.

Quando Deus enviou Seus dois humildes servos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, em 19 de novembro de 1910, foste acolhedora e os recebeste de braços abertos. Pela providência divina, esses dois homens fundaram a Assembleia de Deus, em 18 de junho de 1911, que agora é centenária. E depois, Deus te enviou também este humilde servo, que ora te escreve, como um nascido fora de tempo, para também te amar e te servir. Isso também faz parte do presente.
Em nossa caminhada conjunta de cem anos, somos gratos pelo teu apoio e das tuas autoridades. Agradecemos o teu apoio nas festividades do Centenário da Igreja-mãe, quando inauguramos o Centenário Centro de Convenções, o Museu Nacional, a Avenida Centenário... e tudo isso faz parte do presente.

Minha querida Belém, quisera eu, viesses a reconhecer a graça de Deus em tua história! Saberias que a glória natural de tua natureza exuberante foi o presente de um manto com o qual Deus te vestiu diante do mundo, embora também tenha te exposto por outros bons motivos. Por isso, não exagero em afirmar que Deus tem um trato especial contigo, assim como teve com Belém da Judeia, tua “xará” mais velha, a escolhida para ser o berço do Salvador Jesus Cristo.

Belém, casa de pão, padaria. Este é o significado original do teu nome. Assim, querida Belém, tu foste escolhida não somente para seres o berço da Assembleia de Deus no Brasil, mas também, das tuas entranhas, como uma “padaria” que produz “pão espiritual”, enviar teus filhos fiéis a Deus para levarem o alimento do Céu para muitas nações.

Por isso, Deus fez de ti a Capital Pentecostal do Brasil, quiçá do mundo, pois este movimento está presente em todas as cidades do País, sendo reconhecido como o maior movimento evangélico mundial. Isso tudo é graça de Deus... isso faz parte do presente.

Parabéns, querida Belém, pelos teus 396 anos de abençoada história! Esteja certa de que, pela graça e misericórdia de Deus em teu seio, o melhor ainda está por vir... e isso também é parte do presente.

Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

Nenhum comentário: