quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FUNDAMENTOS DA ORAÇĂO EFICAZ II

Quem ora quer resposta. E a oração eficaz tem cinco principais fundamentos, três dos quais tratados nos artigos anteriores, a saber: ser específico na oração, orar segundo a vontade de Deus, orar com fé. Agora, trataremos dos outros dois fundamentos: orar ao Pai em nome de Jesus e crer que recebeu a resposta.

Ore ao Pai em nome de Jesus. Foi assim que Jesus ensinou: "Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome" (Jo 16.23). Esse é o modo "oficial" de se pedir alguma coisa a Deus.

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho" (Jo 14.13).

Orar ao Pai em nome de Jesus é o mesmo que entra no "banco do céu" e descontar um cheque assinado por Jesus. No céu, Jesus é o único que tem crédito; não são os santos, os anjos, nem os já falecidos. É o nome de Jesus que confere garantia aos pedidos feitos ao Pai segundo a Sua vontade.

O último fundamento tem a ver com tomar posse da bênção.

Acredite que recebeu a resposta no momento em que orou. É assim que Jesus ensina que devemos proceder por fé: "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Mc 11.24).

Ter fé não é somente acreditar no que Deus promete; é acreditar e receber também. A fé é como quem semeia uma semente no solo. A semente não nasce logo; antes é necessário regá-la e esperar que nasça e cresça. Só depois é que virá a colheita.

Há diversos tipos de sementes, cada uma com sua própria maturação. Há as frutificam rapidamente. Há as que demoram alguns dias para germinarem, crescem rápido e dão fruto em pouco tempo. Mas há também as que levam anos para frutificarem.

O ato de acreditar que recebe a resposta à oração no instante em que orou é equivalente a semear a semente no solo.

O tempo de espera é equivalente ao crescimento da semente: quanto mais adubá-la e regá-la (equivalente a louvar e agradecer a Deus pela resposta), mais rápido será o seu crescimento.

O ato de ver a resposta é equivalente à colheita.

Pense no exemplo de uma pessoa que faz a "oração da fé" para ser curada: orar ao Pai, em nome de Jesus, baseado numa promessa de Deus, crendo que recebeu e agradecendo pela resposta.

O que mais essa pessoa deveria saber? Ora, é preciso saber que a manifestação física da sua cura pode demorar um minuto, uma hora, um dia, uma semana, ou o tempo que for necessário. O Reino de Deus é como o agricultor que semeia uma semente e espera que ela cresça (Mc 4.26).

Mas o que fazer durante o tempo de espera? A fé descansa nas promessas de Deus. Assim, a pessoa deve louvar a Deus todos os dias pela resposta, até que ela realmente se efetive.

Enquanto a sua resposta de oração não se manifesta, veja-se a si mesmo com aquilo que pediu a Deus, faça planos de acordo com isso. Nesse eio tempo, não esmoreça nem perca o ânimo.

Lembre-se: a vontade de Deus é que você receba tudo aquilo que pedir, para que a sua alegria seja plena (Jo 16.24).

Enquanto espera, recuse-se a duvidar, mantenha a fé, espere e louve a Deus. O Senhor tem o Seu próprio tempo e Seus próprios modos de responder.

Quando a reposta se manifestar, então, você terá mais um motivo para louvar o nome do Senhor, e a sua alegria será completa. Amém!

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/