sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Oração pela Liberdade

O Brasil celebrou, neste 7 de Setembro, a sua Independência. Como independência é a condição de quem tem liberdade ou autonomia, esse momento histórico merece fazer parte da nossa agenda de oração e gratidão a Deus.

Liberdade! Essa é a palavra mágica que move pessoas e nações. A liberdade é um dom de Deus! Não há desenvolvimento sadio sem liberdade, assim como não há vida que valha a pena sem liberdade. A vontade de Deus é que pessoas e nações sejam livres.

Se quisermos não somente ser gratos, mas também orar para que tenhamos um país melhor, com a bênção de Deus, a Oração do Pai Nosso é um excelente guia. Através dela podemos expressar a nossa gratidão ao Senhor por Sua bondade e misericórdia com o Brasil, além de suplicar por dias melhores.

Quando Jesus ensinou esta oração aos discípulos, não o fez para ser usada como liturgia repetitiva e mágica, mas como uma estrutura de oração eficaz, em contraste com as vãs repetições pagãs. Esta oração é composta de sete petições que refletem nossas necessidades básicas, nos aspectos físicos e espirituais (Mt 6.9-13). Convido você a orar e meditar comigo:

“Pai nosso”. Expressamos, assim, que estamos sob o mesmo manto protetor, somos todos igualmente pecadores e carentes. Embora sejamos filhos de Deus por direito de criação, precisamos avançar e buscar um relacionamento efetivo com Deus como filhos amados. Essa ideia forma a base da oração. O Deus verdadeiro é contrastado com os caprichosos deuses falsos que precisam ser vencidos pelas petições de seus seguidores antes de responder.

“Santificado seja o teu nome”. É quando a nossa alma se eleva em adoração no reconhecimento de que Deus é santo. Este é o alicerce de nossas relações com Ele. “Santificado” quer dizer “venerado ou honrado”, o que focaliza o dever de santificar Deus em todos os nossos procedimentos na vida, pois trazemos o Seu nome como “Pai nosso”. Tudo quanto sabemos sobre Deus deve ser venerado e respaldado pelo nosso adequado comportamento ético e moral na vida.

“Venha o teu reino”. Ao dizermos isso, estamos identificando o desejo de aplicação dos atributos e poderes de Deus em nossa vida, individual e nacional. Mas isso não pode ser dito sem acrescentarmos: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus”. Devemos, portanto, desejar sinceramente a aplicação direta da influência divina sobre todo o povo da nossa terra. A vontade de Deus, e não a de líderes inescrupulosos com seus conchavos oportunistas, muito menos a dos enganosos vendilhões do templo.

“Dá-nos o pão”. Essa é a parte que trata das necessidades físicas dos milhões de brasileiros que ainda vivem famintos. Podemos pedir pão, mas sem esquecer de suplicar o livramento das “migalhas oficiais” que tornam o pobre mais miserável e dependente, principalmente em época de eleição.

“Perdoa os nossos pecados”. Como nossa terra está cheia de pecados, podemos pedir livramento dos desvios imundos da nossa natureza decaída. Perdoa, Senhor, os pecados nossos de cada dia. Perdoa os que tentam transformar o Brasil em um lugar libertino e abrigo de marginais internacionais. Perdoa quem renega a virtude e transforma corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha. Perdoa os que tentam transformar o País num lugar de parasitas e vagabundos. E lembra a todos que, para estarmos em Tua presença, precisamos antes confessar os pecados e remover esse obstáculo pela eficácia do sangue de Jesus, que “nos purifica de todo pecado” e “de toda injustiça” (1 Jo 1.7-9).

“Não nos deixes cair em tentação”. Isto é para quem quer ser honesto e comprometido com a justiça. Não nos deixe cair na tentação de votar em troca de favores, ou de ceder ao erro em troca de benesses. Livra-nos do orgulho de achar que podemos vencer sozinhos e ajuda-nos a depender da Tua graça.

“Livra-nos do mal”. Como as pessoas sérias desejam se livrar do câncer da corrupção, da violência e da maldade, devemos dizer: Livra o Brasil da corrupção institucionalizada, livra-nos dos que escondem dinheiro nas meias e cuecas, livra-nos das quebras de sigilos, livra-nos do aparelhamento do estado; livra-nos também da maldade dos poderosos. E lembra a todos que o poder pertence a Ti; só o Teu livramento pode, finalmente, conceder vitória completa contra toda a corrupção do mal.

Deus ama o nosso querido Brasil e quer vê-lo livre do pecado e da injustiça, e independente da corrupção, impunidade, desemprego, promiscuidade e violência. Mas temos de orar, pois “a oração do justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16); e trabalhar, crendo que Deus abençoará as obras de nossas mãos (Sl 90.17).


Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/

Um comentário:

Jean Patrik disse...

Paz do Senhor pastor Samuel!!!

Primeiramente quero lhe pedir perdão ao irmão, isso devido eu ter orado e torcido pelo o atual presidente da CGADB nas eleições passada.

Pastor, a verdade é que estou muito triste e terrivelmente contrariado pela decisão da cgadb e cpad fazer o centenário fora dos arraiais da nosso igreja mãe, motivo que se deve exclusivamente aos interesses pessoais do pastor da cgadb.
Ja mandei um comunicado para ele pedindo pelo amor de Deus para que não faça isso, mas parece que ele está obscurecido em seu entendimento.
Pastor Samuel peço por favor que entre em contato com pastor, e torne isso publico para que todos vejam, e saibam que é o homem.
Se o senhor é cristao que se prese e verdadeiro, irá lutar pela herança da nosso história, a história das Assembléia de Deus.
Pr. eu sou jovem, eu não quero que esse centenário fique marcado por divisão.
Porque quando vocês morrerem eu estarei la, vivo, relembrando a tragédia que foi o nosso centenário.
Pr. pense nos jovem obreiros, que estão lutando pra que essa obra va para frente, pense nos membros que essa denominação ja teve, pense nos pioneiros.

Jean Patrik