sábado, 5 de fevereiro de 2011

A receita nossa de cada dia

Alguma vez você já receitou alguma coisa a alguém? Sabe se essa pessoa a seguiu? E quantas vezes deixou, você mesmo, de seguir uma receita, inclusive de um médico?

Pois é, certa feita ouvi a respeito de um homem que resolveu consultar-se com um médico. Hipertenso e com insônia, estava à beira de um colapso. Após os exames, o médico forneceu-lhe uma receita detalhando instruções de dieta e uma tabela de exercícios físicos.

Tempos depois, o homem retornou ao consultório, mas sem aparentar melhora. Surpreso, o médico perguntou-lhe: “Você praticou o que lhe recomendei?”

O homem, então, procurou explicar-se: “Olha, doutor, sinceramente eu achei suas orientações excelentes. Gostei tanto delas, que mandei fazer um quadro com a folha de instruções e pendurei-o na parede do meu escritório. Mandei fazer várias cópias, deixo-as em vários lugares para poder relê-las, e também as enviei por e-mail para vários amigos”.

Depois de uma pausa, continuou: “Acredite, doutor, vários deles gostaram tanto de suas sábias orientações, que hoje temos um grupo de discussões no nosso condomínio. Sempre estudamos em profundidade a importância de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios físicos. Nós sentimos grande admiração pela sabedoria que há nas suas instruções”.

O médico parecia não acreditar no que estava ouvindo. Suas recomendações de algum modo haviam sido levadas a sério. Pasmo, pergunta ao paciente: “Quer dizer, então, que você e seus amigos estão fazendo juntos a dieta e os exercícios?”
E o homem, surpreso, responde: “Ih, doutor, e era pra fazer?”

O paciente da história acima pode até parecer tolo ou louco, mas precisamos admitir que de algum modo não poucos de nós procedemos de modo semelhante, temos em alguma extensão a mesma tolice ou loucura. Temos uma “receita” para alguma área da nossa vida, mas em vez de praticá-la, preferimos distribuí-la a outros, buscamos ocasião para discuti-las, mas tudo o que não fazemos é segui-la.

Permita-me deter-me no exemplo das igrejas tidas como cristãs, onde sempre a Palavra de Deus é lida e discutida. Pelo fruto que se vê em muitas vidas, o máximo que se pode depreender é que a “receita” é raramente praticada. Há inúmeras escolas bíblicas, seminários, grupos de estudos, escolas dominicais, missas, cultos etc., mas parece que a mensagem não é de todo absorvida e tampouco seguida.
No entanto, convém admitir que os mandamentos de Deus não foram escritos para que os achássemos lindos, os discutíssemos com os amigos, ou mesmo escrevêssemos sobre eles, embora nada disso, a princípio, seja incorreto. Mas parar nesse ponto é, no mínimo, falta de bom senso, pois eles foram feitos, de fato, para serem obedecidos e praticados.

Jesus não somente pregou, mas deu exemplo aos discípulos. “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” (Jo 13.15,17).

Jesus também ensinou: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mt 7.24-27).

Tenho observado que muitos cristãos querem soluções imediatas e mágicas para os seus problemas. Não querem praticar a Palavra, querem simplesmente um “abracadabra espiritual”, sem que tenham de fazer mais nada.

Isso tem possibilitado o surgimento de muitos falsos profetas ensinando o que a Palavra de Deus não autoriza. Um ramo de arruda ali, um copo d’água acolá, um colete por um trocado, uma rosa por um bocado, sal groso para mau olhado... um pingo de óleo no rosto, uma fitinha para espantar encosto... segurar uma corda, adorar imagens, comprar bênção com promessas ou dinheiro, isso pode ser qualquer coisa, menos Evangelho verdadeiro.

De que o Brasil realmente precisa? Melhores políticos, melhores estadistas, bons profissionais? Com certeza! Mas o Brasil precisa mesmo é de brasileiros que conheçam a Deus e a Sua Palavra e a pratiquem, pois “feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33.12).

Se todos seguissem a “receita” da vida contida na Palavra de Deus, só então o melhor do Brasil seria o brasileiro.



Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/

Nenhum comentário: