sábado, 19 de março de 2011

Pastor Firmino, um Campeão de Deus

Na antiguidade, um campeão era um cavaleiro que combatia em campo fechado, em honra ou defesa de uma causa. O título foi também atribuído a quem se constituía paladino ou defensor de uma causa humanitária pela qual entregava os melhores anos da sua vida. Somente depois a distinção foi conferida ao desportista (ou à equipe) que venceu todos os adversários em competições. Hoje, quando se quer dizer que alguém tem um grande valor, diz-se que é um campeão.

É isso que podemos dizer do Pastor Firmino da Anunciação Gouveia, pois ele é um homem de uma estirpe única, um verdadeiro vencedor, um campeão de Deus. A começar pelo nome que, profeticamente, indica a tessitura interior de que é feito o homem que todos conhecemos.

Firme é a raiz do nome Firmino. E o homem faz jus ao nome, pois, do alto de seus 86 anos de vida, está firme e forte. A razão principal disso, ele afirma, é estar firmado na Rocha Eterna, Jesus. Isso diz tudo sobre sua história. Ele pode cantar: “Na Rocha Eterna firmado estou eu, e tenho a Salvação”.

O Pastor Firmino, como um cavaleiro firme e resoluto em sua luta, seguindo à risca o conselho de Paulo, tomou “toda a armadura de Deus”, resistiu firme nos dias maus e, depois de ter vencido tudo, permaneceu inabalável (Ef 6.13). Esse é o resumo da história de um campeão.

O texto bíblico preferido do pastor Firmino é um Salmo escrito pelo rei Davi, o qual ajuda a entender um pouco sobre esse campeão: “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.3-4).

Ele sempre afirma que Jesus é o maior amor da sua vida, é a razão do brilho que brota de sua vida, pois só Jesus o seu Pastor e Amigo de todas as horas. Por isso, num hino de que gosta muito, expressa a sua dependência constante do Senhor: “Toma, por favor, minha mão, ó Senhor, contigo eu quero ir. Com sangue aqui, pagaste por mim, pois eu Te quero seguir. Anelo poder os males vencer, em santidade viver. Toma, por favor, minha mão, ó Senhor, contigo eu quero ir”.

Quando falamos em Centenário da Assembleia de Deus, temos de falar no nome Firmino da Anunciação Gouveia. Ele foi pastor da Igreja-mãe durante vinte e nove anos, nos quais a obra conheceu um grande avanço. Foram realizações de sua gestão: o envio de muitos missionários a diversos países; construção do atual templo central; aquisição do canal de televisão e da rádio AM; construção do prédio onde atualmente funcionam os estúdios da Boas Novas e o Seminário Teológico (SETAD); aquisição e instalação do Vale da Bênção, entre outras ações igualmente vitoriosas.

Além disso, seu exemplo ainda hoje marca a história da nossa Denominação, uma vez que, como atleta que completa o seu percurso numa longa prova, reconheceu o tempo de “passar o bastão” e deixar à geração mais nova a conclusão da tarefa de vencer a prova. Afinal, em reconhecer piamente que a vitória não é só dele, nem só nossa, mas de todos os que fizeram a sua parte e cumpriram fielmente o seu ministério, remete toda honra e glória ao Senhor Jesus Cristo.

O Pastor Firmino fez um acordo com Deus de estar vivo por ocasião do Centenário. E afirma que Jesus acatou e falou “Amém!”. Lembro-me de que, durante seu discurso de despedida do pastorado da Igreja-mãe, ele declarou: “Quanto ao futuro, meu maior desejo é viver até ao Centenário da Igreja”.

O exemplo do Pastor Firmino da Anunciação Gouveia nos serve de referencial de que devemos investir as nossas vidas no que realmente importa: nos valores do reino de Deus, em obediência irrestrita ao Soberano Senhor e Salvador Jesus Cristo! Para ele, Jesus não só é a melhor razão para viver, mas também para envelhecer.

Expresso aqui a minha gratidão, assim como a da Igreja, a quem sirvo como pastor em substituição a esse homem de Deus, reconhecendo que a Igreja-mãe precisa de sua companhia e ora comigo para que o Pastor Firmino viva muitos anos ainda, quem sabe, até a volta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nesta segunda-feira, 21 de março, o Pastor Firmino completa 86 anos de vitórias! Parabéns, campeão de Deus!



Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe

Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/


Um comentário:

Unknown disse...

Pr. Samuel, se assim o Senhor me permitir esse paraense que está vivendo em Curitiba, estará aí em belem no centenário, e parabens ao pr. firmino.