sábado, 12 de novembro de 2011

Perguntas honestas, respostas francas

De algum modo, as respostas que damos a certas perguntas têm a capacidade de desvendar o que está no nosso íntimo, desnudando-o e demonstrando quem realmente somos. Quem já passou por uma crise de identidade — quando se perguntou quem é realmente e por que está aqui — sabe que há três momentos específicos quando esta crise é mais comum.

Na adolescência, no período das “descobertas”, ao mesmo tempo em que tentamos saber quem somos, procuramos nos adaptar ao círculo de amigos e buscar aprender o significado da vida. Na meia-idade, no auge da luta contra os anos, alguns ficam desapontados por não terem alcançado o que esperavam da vida, mas sem ânimo para buscarem novos rumos. Bem mais tarde, quando bate a consciência de que a vida chegou ao seu ocaso, somos forçados a pensar em que tipo de pessoa nos tornamos.

Assim, em qualquer época da vida, a resposta que damos sobre quem realmente somos pode falar muito a nosso respeito. Responda, portanto, as três perguntas seguintes. Suas respostas poderão dizer quem você é e para onde está indo.

Como viveria se soubesse que teria apenas 24 horas de vida? Se escolhesse ficar com seus entes queridos, você é de uma natureza profundamente emotiva. Se preferisse ficar sozinho, você é inseguro e descontente com a vida, estando sujeito a venetas. Se preferisse fazer uma farra de despedida, você daria provas de ser um fatalista que, conformado, aceita o que quer que a vida lhe reserve. Se guardasse consigo esse segredo e passasse o dia como qualquer outro, então mostraria ter uma têmpera forte e um espírito determinado.

Onde você passará a eternidade? Se dissesse que não sabe, porque isso só a Deus pertence, mas não sabe o que Deus já falou a respeito, então você está em apuros e sua vida corre perigo. Se dissesse que não se importa, porque depois da morte acaba tudo, está fazendo o papel de cético e desinformado. Você não seria muito diferente de alguém que parte sem saber para onde.

A Bíblia diz que depois da morte segue-se um acerto de contas com o Supremo Juiz (Hb 9.27). Assim, se você afirmasse estar seguro pela fé em Jesus, que vai habitar para sempre com o Senhor no Céu, pois crê na obra que Jesus realizou na cruz por todos os pecadores e que a Sua ressurreição nos garante o direito à vida eterna, então você encontrou o verdadeiro caminho, a única verdade e a plenitude da vida. Tudo isso sintetizado numa só pessoa: Jesus!

Quem é você? Segundo a Bíblia, há somente dois tipos de pessoas: os salvos pela fé em Jesus Cristo e os perdidos. É bom, portanto, rever o que a Palavra de Deus diz sobre os salvos. São perdoados: “Dele [Jesus] todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados” (At 10.43). Foram reconciliados com Deus: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo... Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões” (2 Co 5.18).

Os salvos são novas criaturas em Cristo: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17). São filhos e herdeiros de Deus: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8.16).

Se você sabe quem é, de fato, tem de saber também o que está fazendo aqui e para onde está indo. Do contrário, será como o rei que deu um cetro ao bobo da corte, para que o repassasse a uma pessoa ainda mais tola que ele, quando finalmente a encontrasse.

Ora, tempos depois, estando muito doente, o rei mandou chamar o bobo para que este lhe fizesse umas gracinhas. Enfadado e sem conseguir rir, o rei lhe confessou que estava para partir numa longa viagem sem volta. O bobo lhe perguntou: “Vossa Majestade se preparou para essa longa viagem?” O rei respondeu que não. Então, o bobo passou o cetro às mãos do rei, e concluiu: “Vossa Majestade ordenou que eu desse este cetro a um homem mais bobo do que eu. Sinto muito, Majestade, mas acabo de encontrá-lo; o cetro lhe pertence”.

Agora, responda francamente: você está preparado? Apenas lembre-se: quem você é, ou onde vai passar a eternidade, depende das escolhas que faz na vida. Com Jesus ou sem Ele.

Escolha seguir a Jesus e desfrute o melhor da vida, aqui e agora, e por toda a eternidade!


Samuel Câmara

Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br


Nenhum comentário: