domingo, 27 de maio de 2012

S.O.S Alagados

Meus queridos leitores, amigos e irmãos, eu estou escrevendo este artigo praticamente dentro de uma canoa, enquanto navego pelos rios e igarapés do Amazonas, que praticamente se uniram num “oceano” imenso e interminável de água doce, nessa que é a maior cheia amazônica de todos os tempos.

Estamos com uma equipe de agentes de misericórdia no programa de apoio aos flagelados dessa enchente diluviana, chamado S.O.S Alagados, voltado para ajudar as famílias carentes, empenhado em visitar e confortar os que sofrem, doando-lhes filtros, cestas básicas, roupas, mosquiteiros, redes, telas de proteção etc. Vamos em cada localidade alagada possível, em barcos e canoas, levando ajuda, demonstrando misericórdia e mostrando que realmente nos importamos.

Essa é uma iniciativa da Assembleia de Deus em Manaus, com o inestimável apoio da nossa missionária Boas Novas, sob a liderança do pastor Jônatas Câmara, em que os membros da igreja arregaçaram as mangas para ajudar a todos os que sofrem, evangélicos ou não.

Para se ter uma ideia da presente situação calamitosa, o nível do Rio Negro já atingiu a maior marca já vista, passando dos 30 metros. A nova marca torna ainda mais grave a situação no estado do Amazonas, onde há 49 municípios em estado de emergência e cerca de 80 mil famílias afetadas, das quais 10 mil somente na capital. O mesmo fenômeno acontece também no estado do Pará.

A produção da agricultura foi totalmente perdida. O comércio está prejudicado, lojas fecharam, perdeu-se tudo. As cidades praticamente pararam, sem atividade econômica, sem emprego, sem renda. Agora, a ajuda tem de vir de fora, daqueles que se importam em ajudar aos que foram totalmente afetados pela tragédia.

Milhares de animais estão mortos, outros tantos estão ilhados e disputando os poucos espaços acima d’água. Animais peçonhentos invadem as casas e levam perigo e morte. Jacarés buscam espaço e comida nas moradias alagadas. Muitos pais passam a noite inteira acordados para protegerem seus filhos dos perigos mortais que a presença desses animais representa.

Os perigos de doenças e morte estão em todo lugar. Os prejuízos são incalculáveis. Há desolação e desesperança em toda parte, e o quadro tende a se agravar com a previsão de mais um mês de chuvas.

Estivemos visitando muitas casas e várias igrejas alagadas. Num dos templos, onde as águas atingiram um pouco mais de um metro acima do piso, o pastor decidiu com a comunidade que os cultos não parariam, mas o único meio de celebrá-los é tendo os irmãos em suas canoas, com as quais adentram ao recinto sagrado para cultuarem ao Deus vivo e verdadeiro. Que preciosa lição de amor a Deus!

Você que está confortavelmente em sua casa, podendo dormir uma noite de sono tranquilo, lembre-se de que há 80 mil famílias que sofrem agora mesmo o flagelo dessa grande enchente, vivendo praticamente elevados em marombas (que são alteamentos do piso de madeira das casas acima do nível das águas), sem ter a tranquilidade e a segurança normais do sagrado recanto do seu lar, agora disputado pelas águas e por todo tipo de animais.

Precisamos avançar um pouco mais, fazendo coisas realmente relevantes para ajudar aos que sofrem. Vamos fazer a grande diferença em toda essa situação. Você certamente não pode visitar esses lugares, mas pode enviar a sua generosa contribuição financeira aos ribeirinhos flagelados.

Faça a sua doação pelas seguintes contas:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Agência 1043, Op. 003, C/C 900109-5

ITAÚ: Agência 0686, C/C 27611-4

Se preferir contatar o S.O.S Alagados, ligue (92) 3614-0029.

Sua doação fará uma enorme diferença. Mas não se preocupe, os recursos realmente chegarão aos que sofrem e precisam de ajuda. As contas serão auditadas e prestaremos relatório público do uso de todos os recursos auferidos pelo programa S.O.S Alagados, do qual você agora faz parte.

O Senhor Jesus recompense a todos os que, generosamente e com alegria, abrirem os seus corações em ofertar quantias que realmente farão uma grande diferença na vida daquelas pessoas que agora sofrem o infortúnio dessa portentosa enchente.

Muito obrigado a todos!

Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

Nenhum comentário: