sábado, 12 de maio de 2012

Toda mãe é uma Rosa

Era uma vez uma mãe chamada Rosa. Depois de haver criado os próprios filhos e ajudado a criar os netos, Rosa voltou para a faculdade em busca de cumprir um antigo e acalentado sonho.

No primeiro dia de aula, lá estava ela, ostentando um lindo sorriso no rosto enrugado, do alto de seus oitenta e sete anos de experiência de vida. Perguntada sobre o que a havia motivado a esse desafio, nessa idade, em meio a tantos jovens, ela disse simplesmente: “Eu sempre sonhei em ter um estudo universitário. Como usei todo o meu tempo tentando ser a melhor mãe para os meus filhos, só agora estou tendo essa oportunidade!”.

No decurso de um ano, Rosa tornou-se um ícone no campus universitário e fazia amigos facilmente. Aonde quer que fosse, os outros alunos procuravam lhe dar atenção. No fim do semestre, Rosa foi convidada para falar no banquete do time de futebol. O que ela disse ficou marcado indelevelmente no coração dos estudantes. Quando se aproximou da plataforma e começou a ler o discurso, algumas folhas caíram no chão. Frustrada e embaraçada, ela pegou o microfone e falou simplesmente: “Desculpem-me, estou muito nervosa! Eu não conseguirei colocar meus papéis em ordem de novo, então vou apenas falar a vocês sobre o que sei a respeito da vida”.

Enquanto os alunos sorriam, ela pigarreou e recomeçou sua fala: “Nós não paramos de lutar porque ficamos velhos; nos tornamos velhos porque paramos de lutar. Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguir sucesso na vida. Primeiro, você precisa rir e encontrar humor em cada dia. Segundo, você precisa ter um sonho. Quando você perde seus sonhos, morre. Há tantas pessoas caminhando por aí que estão “mortas” e nem desconfiam! Terceiro, há uma enorme diferença entre envelhecer e crescer. Se você tem dezenove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro, sem fazer nada de produtivo, ficará com vinte anos. Qualquer um, mais cedo ou mais tarde ficará mais velho. Isso não exige talento nem habilidade, é uma consequência natural da vida. A ideia é crescer através das oportunidades. E por último, não tenha remorsos, entregue suas culpas a Deus. Geralmente, os velhos se arrependem muito mais pelo que deixaram de fazer do que pelo que fizeram. As únicas pessoas que têm medo da morte são as que guardam remorsos”.

Rosa, então, desafiou cada jovem a dar o melhor de si, a estudar poesia e vivê-la na vida diária. Enfim, Rosa terminou a faculdade que começara há alguns anos. Uma semana após a formatura, Rosa morreu dormindo tranquilamente em seu leito. Ela ensinara, através do seu exemplo, que nunca é tarde demais para lutar por aquilo que se quer ser, se realmente o desejarmos e pagarmos o preço para alcançar a nossa meta.

Não sei se Rosa existiu de fato, ou se essa história é apenas uma parábola. Porém, sua história, pode servir como ilustração do que anda pelo coração de tantas mulheres que, por serem mães extremadas e zelosas pelo bem estar de seus filhos, se sacrificaram a vida toda e deixaram seus sonhos de lado. Rosa é uma mãe que serve de exemplo para qualquer mulher que jamais desistiu de lutar por seus sonhos, mesmo aqueles simplesmente distantes ou aparentemente inatingíveis.

Nesse Dia das Mães, todos nós que somos filhos temos uma ótima oportunidade para pensar sobre a importância e o respeito devidos às mães, não somente em um dia específico e solitário, mas em todo o tempo. O popular ditado “mãe é uma só” lembra que cada filho tem de tratar a sua mãe como se fora uma “Rosa” única e rara, e, portanto, de inestimável valor.

Sabemos que a palavra mãe, pela sua natureza e propósito, pode ser usada como sinônima de muitas outras. Ser mãe é cuidar, é educar, é preparar para a vida; é dar segurança e conforto e afeto. Sacrifício, dedicação, cuidado, abnegação, são palavras que andam sempre ao lado do sagrado ofício de ser mãe.

E quanto sacrifício há! Muitas mães deixam de lado o seu próprio futuro para dar aos filhos uma oportunidade de melhor preparo para enfrentarem a vida. Muitas enterram os seus sonhos. Outras, só muito mais tarde, quando o peso da idade já não ajuda, é que procuram, numa nova atividade, dar um pouco de sentido ao resto de seus dias. Porque toda boa mãe é uma Rosa.

A minha mensagem às mães é que jamais desistam de seus sonhos, quaisquer que sejam; jamais deixem de tentar. A sagrada tarefa de educar filhos para a vida pode ser a maior de todas, mas a vida continua. Lembrem-se: Jesus veio para que todos (inclusive as mães) tenham vida abundante.

Deus abençoe todas as mães!

Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

Nenhum comentário: