sábado, 19 de janeiro de 2013

Jornada Feliz


Geralmente, quando vamos empreender uma viagem, o bom senso nos diz que devemos elaborar um planejamento básico que garanta algum controle e certa previsibilidade na jornada. Mesmo assim, às vezes, somos surpreendidos, as coisas saem do controle, temos de depender de como as circunstâncias ocasionais e não planejadas vão se ajeitar, enfim, nas horas incertas da caminhada, temos de decidir como manter a serenidade e a confiança em Deus para marchar avante, mesmo em face das dificuldades do caminho.
O que fazer, portanto, quando adiante de nós há um mar de desafio aparentemente intransponível, à nossa volta uma montanha de problemas, e também nos perseguem um sem número de querelas existenciais que teimam em nos puxar para baixo?
Moisés passou por uma situação dessa, como uma metáfora viva, logo depois de haver libertado o povo de Israel da escravidão do Egito. Adiante dele estava o mar bravio, de ambos os lados as montanhas intransponíveis, na sua ilharga um povo que reclamava e lhe fazia oposição ao menor sinal de perigo, e atrás de si o mais poderoso exército da face da Terra liderado pelo próprio Faraó do Egito. Não havia escapatória possível, do ponto de vista humano. Mas havia ali um homem que confiava em Deus, que não se deixou levar pelo medo do desafio acima de suas forças, tampouco temeu o perigo iminente de ser destruído juntamente com seu povo.
Ali também estava o Deus único e verdadeiro, o Criador do Céu e da Terra, o mesmo que o havia enviado para libertar o povo do cativeiro egípcio. Moisés então clama ao Deus de sua confiança, o único que poderia ajudá-lo. Mas Deus lhe responde: “Por que clamas a mim; ordena aos filhos de Israel que marchem” (Êx 14.15). Aprendemos, assim, que com Deus podemos empreender uma jornada feliz e vitoriosa a despeito de quaisquer circunstâncias.
Embora essa história seja bastante conhecida, vale a pena ressaltar que a jornada será feliz na proporção da palavra de bênção que o Senhor Deus nos concede na caminhada. Cumpre-se a palavra, que diz: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4).
Noutra ocasião, depois do cativeiro da Babilônia, no reinado de Artaxerxes, o sacerdote Esdras, ao retornar à terra de Israel, se deparou com uma situação inusitada. Então, ele apregoou um jejum junto ao rio Aava, para se humilharem perante Deus, para pedirem jornada feliz para todos eles, para seus filhos e para tudo o que era deles.
Esdras explica a razão dessa busca: “Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles... Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu” (Ed 8.21.23).
Saiba que Deus quer o melhor para a sua vida, tal como falou através do profeta Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29.11).
Deus quer o melhor para a sua família. “Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1Jo 2.14).
Deus tem uma bênção sobre todos os seus bens. Tão somente seja fiel a Deus. “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Ml 3.10).
Deus tem uma bênção de perdão e provisão de saúde e renovação para você e toda a sua família. “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades... quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Sl 103.3-5).
Se há grandes dificuldades na jornada da vida – e você diz: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? – também poderá afirmar: “O Senhor me guardará de todo mal; guardará a minha alma. O Senhor guardará a minha saída e a minha entrada, desde agora e para sempre” (Sl 121).
É com essa certeza de fé que desejo a você uma jornada feliz neste novo ano, assim como para sua família e tudo o que é seu. Cremos que podemos testemunhar o cuidado integral de Deus nestas três dimensões da vida. Portanto, oro para que você tenha uma viagem segura, um caminho direito, uma jornada feliz, tudo com a bênção plena de Deus.

Nenhum comentário: