domingo, 18 de maio de 2008

Como acumular tesouros no céu


O céu desperta em nós os sentimentos mais estranhos, algumas vezes contraditórios. Embora seja um lugar onde nunca estivemos, podemos sentir saudades de lá. Alguns pensam que no céu, por ser um lugar de descanso, nada há para fazer.
Há pessoas que pensam tanto no céu que não conseguem se sair bem aqui na terra. Talvez isso ocorra porque alguns pregadores prometem ao seu rebanho grandes recompensas nos céu, mas ignoram as dificuldades da vida. Em decorrência, algumas pessoas os acusam de serem “profetas alienados”, pois parecem esquecer que ainda vivemos neste mundo.

Existiria, portanto, uma consciência apropriada a respeito do céu? Para o escritor aos Hebreus, existe essa consciência celestial apropriada, cuja virtude é a mesma que levou Abraão a viver pela fé e em obediência a Deus, mesmo tendo que viver como nômade numa terra estranha, “porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hb 11.10).

Em outras palavras, a agenda de vida de Abraão aqui na terra era pautada pelo foco que tinha do céu, exatamente pelo que esperava encontrar lá.
Essa consciência levou o escritor cristão C. S. Lewis a escrever: “Se você estudar história, verá que os cristãos que fizeram mais pelo mundo presente foram justamente aqueles que mais pensaram no mundo futuro. Os próprios apóstolos, assim como os grandes homens que construíram a Idade Média, os ingleses evangélicos que aboliram a escravatura, todos deixaram suas marcas na terra, precisamente porque suas mentes estavam ocupadas com o céu. E foi desde que os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão ineficientes em fazer isso. Tenha o céu como objetivo e você terá uma terra engrenada”.

Foi essa a orientação de Jesus, quando disse que não devemos estar focados em ajuntar tesouros na terra, “onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam”. Antes, devemos estar focados no céu, o lugar onde devemos ajuntar os nossos tesouros. Qual a razão disso? Jesus explicou: “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-21).
O foco deve estar no céu, mas as ações devem ser feitas aqui na terra. Do contrário, seria alienação. A pessoa ajunta tesouros no céu quando as suas ações são resultado da obediência a Deus pela fé aqui na terra.

Uma ação que resultará em grandes tesouros no céu é a nossa obediência à Grande Comissão, que Jesus ordenou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).
O famoso pregador inglês do Século XIX, Charles H. Spurgeon, escreveu: “Uma razão porque alguns santos sentirão o céu mais completamente do que outros é que eles fizeram mais pelo céu do que outros. Pela graça de Deus, eles foram capacitados a levarem mais almas para lá”.
Cada um de nós deve pensar nisto: quantos estarão no céu por minha causa?

O apóstolo Paulo antevia a alegria no céu de ver pessoas que estariam lá como resultado de seu ministério. Ele escreveu: “Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1 Ts 2.19).

Todo o bem que fizermos em nome do Senhor resultará em tesouros ajuntados no céu. Mas o maior bem de todos é levar outras pessoas ao conhecimento de Jesus como Senhor e Salvador. Essa é a melhor forma de se acumular tesouros no céu.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/