segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pentecostes na Paz do Senhor Jesus

Em 19 de novembro de 1910, quando os dois jovens suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram do navio Clement na escadinha, na Estação das Docas, em Belém, eles possuíam apenas uma chamada de Deus e um sonho. Nada mais. Eram estrangeiros, não sabiam falar a nossa língua pátria, não tinham dinheiro, não podiam contar com amigos; em suma, não tinham nenhuma garantia.

A chamada consistia em sua partida dos Estados Unidos para um lugar distante chamado Pará, num país remoto e pouco conhecido chamado Brasil, onde deveriam pregar o evangelho completo: “Jesus salva, cura e batiza com o Espírito Santo; Ele reina soberano e um dia voltará”.
Em aqui chegando, eles encontraram alguns irmãos em Cristo, com os quais compartilharam sua chamada e vocação. Meses depois, em 18 de junho de 1911, juntamente com os irmãos e irmãs que aceitaram a mensagem pentecostal, fundaram a Assembléia de Deus. Em pouco tempo, a obra se expandiu para todas as regiões do Brasil e, hoje, pela graça de Deus, é a maior denominação evangélica do país.

Ao contemplarmos as grandes conquistas que hoje desfruta a Igreja e meditando nas dificuldades enfrentadas por aqueles dois heróis pioneiros, e por tantos outros que seguiram os seus passos, sentimos uma alegria indizível.

No entanto, sabemos que não devemos, em hipótese alguma, descansar nos louros das conquistas dos antepassados. O Espírito Santo nos convence de que precisamos continuar avançando, mantendo o que já foi feito e buscando cada vez mais a realização da vontade de Deus para expandir a Sua obra.

Temos um desafio interno e outro externo. Internamente, a Assembléia de Deus em Belém tem vivido na paz do Senhor Jesus, no amor do Pai e na comunhão do Espírito Santo em seus 97 anos de Pentecostes. Temos o desafio de expandir esses laços de fraternidade e comunhão e amor, sempre vivendo na Paz do Senhor Jesus e no poder do Pentecostes, sem os quais não valeria a pena enfrentar tanta luta.

O nosso desafio externo é, primeiramente, levar muitas outras pessoas ao conhecimento da salvação, para que também recebam a gloriosa paz do Senhor Jesus, essa paz “que excede todo o entendimento” (Fp 4.7). Temos, portanto, o desafio de continuar ampliando o Reino de Deus na terra, mas principalmente em Belém, para que o nome do Senhor seja glorificado nisso. Em fazendo a nossa parte, estaremos expandindo também a gloriosa paz do Senhor Jesus para a sociedade que tanto dela precisa.

Agora, quando a Assembléia de Deus em Belém alcança 97 anos de bênçãos que glorificam o nome de Senhor, queremos demonstrar a nossa alegria na celebração da festa com o seguinte tema: "Assembléia de Deus em Belém - 97 anos de Pentecostes na Paz do Senhor Jesus".

A minha oração é que Belém, o Pará e todo o Brasil, recebam a salvação e sejam inundados do poder do Pentecostes na Paz do Senhor Jesus.
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/