terça-feira, 22 de julho de 2008

Alegrai-vos no Senhor

Uma jornalista escreveu sobre uma experiência que teve ao assistir a um culto. Dizia ter sentado na igreja, algumas fileiras atrás de um garotinho e sua mãe. Ele ficava olhando por cima do encosto do banco e sorria para todos os que estavam atrás dele. E eles sorriam de volta. De repente, sua mãe notou o que estava acontecendo. Ela virou a cabeça do menino para a frente e disse: “Pare de ficar sorrindo, você está numa igreja!”.

Isto me lembra de um casal que assistiu a um culto pela primeira vez numa importante igreja. Quando retornavam para casa, a esposa perguntou: “Você notou algo diferente nas pessoas daquela igreja?”. O marido não podia responder que sim, então esperou que ela falasse. “Ninguém sorria”, disse ela. Ele teve de concordar. Havia um tom de seriedade austera a envolver o ambiente, a música e a mensagem. Notaram também que, mesmo após o culto, o saguão estava intrigantemente quieto.

É claro que cada igreja é livre para decidir sobre como deve cultuar a Deus. A graça de Deus é multiforme, ou seja, se apresenta de muitas e diferentes maneiras. Assim, a liturgia pode admitir igualmente múltiplas formas. Não obstante, a idéia de que o ambiente da igreja não é lugar de alegria, cuja expressão mais singela é o sorriso, é no mínimo intrigante.

Essa idéia tem um número significativo de seguidores. Antes mesmo de chegarem ao templo, já mostram o semblante sério, grave, circunspeto. No culto, então, mesmo quando o louvor demanda alegria, lá estão eles, sisudos como sempre. Esquecem-se de que a multiforme graça de Deus também se expressa na alegria de um sorriso. Assim, se estamos desfrutando a graça do Senhor dia a dia, temos todas as razões para nos alegrarmos e sorrirmos – especialmente na igreja!

O apóstolo Pedro fornece um vislumbre da igreja do seu tempo. Ele fala que a fé daqueles crentes, uma vez confirmada, deveria redundar “em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (1 Pe 1.3-8).

Então, por que devemos nos alegrar no Senhor? “Porque a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10). Porque “o coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”; porque “a alegria do coração é banquete contínuo”; porque “o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 15.13,15,22).

A salvação em Cristo nos enche de alegria. Quando o salmista Davi cometeu um grave pecado, isto o levou a uma profunda tristeza de alma. Ele, então, orou ao Senhor que o perdoasse e suplicou: “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51.12).

O salmista orienta: “Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome” (Sl 97.12). O apóstolo Paulo ensina: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). Ora, se alguém tem o direito de ser alegre e de sorrir é o crente em Jesus, pois Ele morreu por nós, perdoou os nossos pecados, deu-nos a Sua paz, nos concedeu o Espírito Santo e caminha diariamente conosco.

Desse modo, eu também conclamo: Alegrai-vos sempre no Senhor!

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/