terça-feira, 22 de julho de 2008

Por que precisamos orar?

Certo pastor fora visitar um homem moribundo no hospital. Muito amargurado, o homem disse: “Pastor, não tente me converter e não ore por mim. Eu não preciso de oração. Quando eu morrer, o único lugar aonde irei será para sete palmos debaixo da terra”. Essa ausência total de esperança pode levar muitas pessoas a acharem que não necessitam de Deus e, portanto, decidirem que não precisam orar.

Por outro lado, há aqueles que, mesmo contra toda a esperança, continuam a crer no poder da oração; sabem que elas mesmas precisam orar, não apenas depender da oração de outros. Para elas não há dúvida, a oração é muito importante! Mas, por que precisamos orar?

Ora, Deus é onisciente, sabe de tudo o que já aconteceu, conhece o presente e sabe o que ainda vai acontecer. Ele tem todo o conhecimento. Sendo assim, por que orar, se Ele já sabe de tudo o que acontece conosco e conhece todas as nossas necessidades?
O salmista Davi sabia disso, e escreveu: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Salmo 139.1-4).

Na verdade, este é um dos grandes paradoxos da fé cristã: Deus quer que falemos com Ele sobre o que acontece em nossa vida, mesmo Ele já sabendo de tudo. E mais: Deus quer que oremos para que Ele faça aquilo que já é a Sua vontade realizar.

Talvez você já tenha se deparado com essa estranha questão e tenha se perguntado: Então, por que preciso orar?

Bem, você não está sozinho. Há muito essa questão tem perpassado mentes e corações. No Século XIX, em resposta a essas indagações, o famoso pregador R. A. Torrey listou quatro razões pelas quais precisamos orar, a seguir:

Precisamos orar porque no diabo existe, e orar é uma forma indicada por Deus para resistirmos a ele. Está escrito que a nossa luta não é contra coisas visíveis e materiais, mas sim “contra os principados e potestades... contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” e que devemos vencê-las “com toda oração e súplica” (Ef 6.12,18).

Porque esta é a forma de obtermos de Deus o suprimento de nossas necessidades. Jesus ensinou que devemos orar para Deus nos dar “o pão de cada dia” (Lc 11.3)
Porque esta é a forma que Deus nos apontou para acharmos “graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16).

Porque Deus nos indicou a oração com ações de graças como forma de nos livrarmos da ansiedade e recebermos paz com Deus (Fp 4.6,7).

Torrey listou essas razões do nosso ponto de vista como pessoas necessitadas. Do ponto de vista de Deus, além disso, creio que Ele deseja que oremos porque quer manter comunhão conosco.
Isto faz do cristianismo um sistema de crenças único. Deus, o Pai, é um Deus pessoal. Assim, Ele quer manter um efetivo relacionamento com Seus filhos. Nós também devemos manter essa reciprocidade.

Eu creio absolutamente que a razão mais importante pela qual precisamos orar é para mantermos firme a nossa comunhão com Deus. Então, oremos sempre!
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/