terça-feira, 12 de maio de 2009

Lições de minha Mãe

O dia das mães é uma ótima oportunidade para pensarmos sobre a importância e o respeito devidos às mães, não somente em um dia específico e solitário, mas em todo o tempo. O popular ditado: "Mãe é uma só", lembra-nos que os filhos têm de cuidar da sua mãe como se fora uma flor única e rara, de inestimável valor.

Este outro ditado: "Mãe é mãe", longe de ser uma redundância, acaba sendo a melhor definição para o significado da palavra mãe. É como quem diz: "Deus é Pai". Todo mundo sabe o que é, embora, pela sua profundidade, muito tivesse que ser dito para se chegar sequer a arranhar o seu mais simples significado.

Poder-se-ía também dizer: "Deus é mãe". Porque o Seu cuidado conosco é semelhante ao cuidado de uma mãe. Tanto que Deus mesmo, ao mostrar que o Seu amor é profundo e incondicional, se compara com uma mãe, ao afirmar: "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti" (Is 49.15).

"Mãe é mãe". A palavra mãe, pela extensão de sua natureza e propósito, pode ser usada como sinônima de muitas outras. Ser mãe não é só colocar filhos no mundo; é também educá-los, prepará-los para a vida; é cuidar deles, dar segurança, conforto, afeto. Por isso, sacrifício, dedicação, cuidado, abnegação, são palavras que andam sempre ao lado do sagrado ofício de ser mãe. E quanto sacrifício há!

Muitas mães deixam de lado o seu próprio futuro, para dar aos filhos uma oportunidade de melhor preparo para enfrentar a vida. Muitas enterram os seus sonhos. Outras, só muito mais tarde, quando o peso da idade já não ajuda, é que procuram, numa nova atividade, dar um pouco de sentido ao resto de seus dias.

Aqui evoco a imagem de minha querida mãe Therezinha, a Neguinha, que já está com o Senhor, que sempre tinha algo de novo, mesmo que isso significasse apenas expressar novas formas do seu abnegado serviço em amor aos seus.

Minha mãe deixou-nos imporantes lições. Ela sabia que nós não paramos de lutar porque ficamos velhos; nos tornamos velhos porque paramos de lutar. Do seu exemplo, posso identificar que existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguir o sucesso na vida.

Mamãe sabia que é preciso rir e encontrar humor em cada dia. A Neguinha tinha sempre uma pitada de bom humor para brindar a todos à sua volta. Mesmo nos tempos de lutas, era o seu bom humor que ditava o curso de sua vida.

Mamãe entendia que é preciso ter a vida acalentada por um sonho. Quando você perde seus sonhos, morre. Há tantas pessoas caminhando por aí que estão "mortas" e nem desconfiam! Um de seus maiores sonhos foi educar seus filhos para servirem na obra de Deus, e ela o viu realizado.

Mamãe vivia de um modo que demonstrava a enorme diferença que existe entre envelhecer e crescer. Ela sabia que ficar mais velho não exige talento nem habilidade, é uma conseqüência natural da vida. A idéia que seu exemplo evoca é o de crescer através das oportunidades que a vida oferece.

E por último, mamãe não ficava remoendo remorsos, nem tinha medo da morte. As únicas pessoas que têm medo da morte são as que guardam remorsos e vivem esmagadas pela culpa. Mamãe entregava as suas culpas a Deus, pois cria que Jesus nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1.9). Ela seguia sempre em frente com a graça que Deus supre. Diferentemente de muitos velhos que se arrependem muito mais pelo que deixaram de fazer do que pelo que fizeram.

Se a minha querida mãe, a Neguinha, estivesse aqui, a sua mensagem às mães seria esta: "Jamais desistam de seus sonhos, confiem em Deus, jamais deixem de tentar. A sagrada tarefa de educar filhos para a vida pode ser a maior de todas, mas a vida continua. Se a vida está sendo um fardo pesado, Jesus diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". Jesus veio para que todos (inclusive as mães) tenham vida, e vida completa."

Deus abençoe as mães!

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/