sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Muito melhor do que palavras

Certo homem havia perdido três filhos, vítimas de acidente, e descreveu dois exemplos de conforto que recebera durante os momentos de pior tristeza: "Alguém me falou sobre o cuidado de Deus, sobre a razão de aquilo ter acontecido e sobre a esperança depois da morte. Falava constantemente, dizendo coisas que eu sabia serem verdade. Nada, porém, me tocou. Eu desejava apenas que ele fosse embora. E, finalmente, ele se foi."

"Outro homem chegou e sentou-se ao meu lado. Ele também perdera um filho recentemente. Não falou nada, não perguntou nada. Apenas sentou-se ao meu lado por mais de uma hora, ouvindo quando eu dizia alguma coisa e dando respostas curtas. Depois fez uma oração simples e foi embora. Fui tocado. Senti-me confortado. Detestei vê-lo ir embora."

Geralmente, quando encontramos pessoas desoladas ou vivendo sob a carga de algum sofrimento, nos ocorre a necessidade de preencher o desconforto da situação com palavras. Talvez pelo receio de, se não dissermos algo, o estado delas vir a piorar. Por outro lado, podem ocorrer situações que nos forcem a evitar uma aproximação, tão somente porque não sabemos o que dizer.

De qualquer modo, mais cedo ou mais tarde, qualquer um de nós pode enfrentar essas situações.

Penso no caso de Jó, cujas perdas pessoais e familiares foram terríveis: perdeu riqueza, prestígio, saúde e todos os filhos. Só lhe sobrou um pouco de dignidade pessoal, que ele guardava consigo, e um simples caco de telha para se coçar.

A esposa, cheia de rancor, lhe deu um conselho absolutamente desesperado: "Amaldiçoa a Deus e morre!". Podemos até mesmo concordar que ela deveria ter ficado calada. Mas como calar diante de tanta tragédia? Esse caso era, definitivamente, o de alguém que não sabia o que dizer.

Depois vieram os amigos. E que amigos! Vieram de longe para consolar o desventurado Jó. Disseram tudo o que quiseram: ministraram lições de teologia, conversaram sobre noções de justiça e direito, defenderam Deus, mas, sobretudo, acusaram Jó de estar sofrendo o que merecia. Esse era o caso de pessoas que diziam o que não sabiam.

Em sua tristeza, Jó almejava pelo apoio silencioso dos amigos. Ele até clamou: "Oxalá vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria" (Jó 13.5). Mas tudo o que eles falavam tinha o condão de desanimá-lo cada vez mais. Era o "empurrãozinho" de que precisava o sofrimento para ser completo.

Ainda hoje, há muitos "amigos de Jó" de plantão. Se acontece alguma tragédia com alguém, logo se perguntam o que teria favorecido tal situação, para em seguida arriscarem vereditos como se fossem verdades proféticas. E o resultado é sempre negativo e dolorosamente constrangedor.

Porém, na maioria das vezes, tudo o que a pessoa sofredora precisa é de uma presença amiga que não julgue, de um ombro amigo que deixe chorar. Quando você não souber o que dizer, apenas ore. Na maioria dos momentos de grande dor as palavras pouco representam. A não ser que Deus fale diretamente dentro da situação e traga o Seu conforto de um modo que só a Ele compete.

Desse modo, na próxima vez em que estiver com pessoas que estão enfrentando o sofrimento, deixe que a sua presença seja o conforto. Talvez seja a sua presença tudo de que precisa o Espírito Santo Consolador para trazer conforto aos quebrantados de coração e aos esmagados pela dor. Isso é, com certeza, muito melhor do que palavras.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/

2 comentários:

Unknown disse...

Não tenho palavras... pois palavras não bastam para expressar o quanto me fez bem ler este texto.

Mariza Maravilha a Srtª. que faço a diferença disse...

Paz do Senhor meu amigo e pastor do de Deus que administra as ovelhas de benção para dirigir ao rumo a Canaã...
Muitas vezes as palavras tem o poder de mudar nem que seja para o bem ou para o mal, mas muitas vezes apenas a presença é que marca profundamente a vida de uma pessoa, não tenho palavras em determinados momentos, e eu no meu silêncio oro e continuo ao lado de alguém que passa momentos de percas e de momentos delicados, crendo que Deus já está agindo.

Oh ! Pastor estou orando pelo seu ministério e pelo ministério do Pastor Silas Malafaia enfim na verdade terei que orar por todos os ministério.
fique na Paz

Mariza Maravilha1
A Srtª. tentando fazer a diferença