terça-feira, 27 de janeiro de 2009

RESUMO - Programa Voz da Assembleia de Deus




Voz da Assembleia de Deus - 24/01/2009

VIVENDO OS SONHOS DE DEUS

Em 1968, um homem norte-americano, negro e pastor, chamado Martin Luther King, mudou a história de seu país com a luta pela igualdade dos direitos civis para negros e brancos, contra o regime de segregação racial que vigorava nos Estados Unidos. Pacifista, ele lutou contra o "apartheid americano" com orações, passeatas, greves, negociações e muitos discursos. Como reconhecimento mundial, foi-lhe concedido o Prêmio Nobel da Paz.

O seu mais importante discurso foi celebrizado numa frase: "Eu tenho um sonho". Ele sonhava com o dia quando os homens seriam julgados, não pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter. O segredo da tenacidade de sua vida é que ele foi movido por este lema: "Eu tenho um sonho".

Este era o sonho de Deus para a vida do Dr. King. Este tipo de sonho não é produto da imaginação, uma mera fantasia, ilusão ou quimera; é, antes, um desejo veemente, uma aspiração, cuja idéia, de tão dominante, é perseguida com interesse e determinação.

Passados quarenta anos, ou uma geração, a América finalmente se dobra ao sonho de Martins Luther King e elege um negro para presidir a nação mais próspera da Terra. O presidente Barak Obama é fruto deste sonho; é a materialização mais visível de que a sua luta baseava-se em um sonho coerente, centrada que estava em fundamentos corretos de igualdade e justiça.

De algum modo, isto é um poderoso lembrete à nossa geração. Parece-me que sonhamos cada vez menos. E menos ainda são aqueles que sonham os sonhos de Deus. A Bíblia nos relata que José, na sua geração, ousou receber de Deus os sonhos que seriam as diretrizes de toda a sua vida e por eles se dispôs a pagar um alto preço. (Gn 37.5)

José teve sonhos tão nítidos e fortes que acabaram se tornando o grande anseio de sua alma e a mola propulsora de sua existência. No início, ele pensara que sua família lhe daria algum reconhecimento ou reverência por isto. Mas, ao contrário, seus irmãos o odiaram, pois ele sonhava os sonhos de Deus, que consistiam na promessa divina de que ele seria alçado à posição de liderança e autoridade.

Quando seus irmãos perceberam que José buscava as coisas de Deus e era aberto aos sonhos de Deus para a sua vida, lançaram-no numa cisterna para depois vendê-lo como escravo.

A lição que aprendemos é esta: quando temos um sonho dado por Deus, e alguém que está ao nosso lado não acompanha o nosso sonho; quando as pessoas não querem sonhar os sonhos de Deus e acabam por ficar contra quem o faz, isto pode resultar em sofrimento, lutas e dificuldades.

Quem sonha os sonhos de Deus é diferente. Não se trata de uma questão de aparência, mas de perspectiva. Não somente ele é visto de modo diferente, ele vê tudo de modo diferente Deus tem sonhos maravilhosos para dar a cada um de nós, como deu a José e ao Dr. King. Como é bom podermos sonhar os sonhos de Deus! Às vezes queremos sonhar os nossos sonhos: o sonho de ter, de fazer, de ser notado, reconhecido. Mas a melhor coisa que existe não é sonhar um sonho egoísta, mas sonhar o sonho que Deus mesmo preparou.

Deus está procurando alguém disponível para viver os sonhos que Ele tem preparado. Os sonhos de Deus são melhores que os nossos, porque são mais altos e mais sublimes e são perfeitos. Outra diferença é que os sonhos de Deus sempre se cumprem. Pode passar mais tempo, podemos sofrer ou ser incompreendidos, mas no tempo certo Deus vai finalmente cumpri-los.

Há sonhos e sonhos. Não devemos colocar os nossos sonhos em coisas passageiras e perecíveis. É preciso, antes, que compreendamos aonde os nossos sonhos podem nos levar. E isso tem a ver com o nosso destino, com a nossa eternidade. Sonhar os sonhos de Deus é incomparavelmente melhor, não tem prazo de validade e não possui nenhuma contra-indicação.

Quando sonhamos os sonhos de Deus, as pessoas podem nos olhar de lado, nos chamar de fanáticos e de tudo o mais, podem nos colocar dentro de uma "cisterna", mas nada devemos temer. Antes, devemos esperar o tempo de Deus, pois da cacimba Deus nos levará ao trono, ou ao lugar onde Ele quer.

Por enquanto, Barak Obama é o cumprimento do sonho do Dr. Martin Luther King. Desejo e oro para que ele viva os sonhos de Deus para a sua vida, de modo que o mundo todo seja abençoado por isso.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Número dos Candidatos à CGADB

Em cumprimento ao disposto no artigo 95 do Regimento Interno, a Comissão Eleitoral realizou o sorteio dos nomes e números dos candidatos aos cargos da Mesa Diretora e Conselho Fiscal da CGADB, na ordem em que os mesmos devem figurar nas cédulas de votação.


A referida reunião foi realizada no dia 15 de dezembro de 2008, na sede administrativa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, com a participação dos candidatos presentes, conforme convocação prévia para esse fim.
A numeração dos candidatos obedecerá a seguinte ordem:

PRESIDENTE
11. SAMUEL CÂMARA
 12. JOSÉ WELLINGTON
____________________________________________
1º VICE-PRESIDENTE
 13. PASTOR TEMÓTEO RAMOS
 14. OSCAR DOMINGOS DE MOURA
15. SILAS MALAFAIA
_____________________________________________
2º VICE-PRESIDENTE
16. PASTOR IVAL TEODORO
 17. UBIRATAN JOB
_____________________________________________
3º VICE-PRESIDENTE
18. SÓSTENES APOLOS DA SILVA
 19. SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUSA
_____________________________________________
4º VICE-PRESIDENTE
 20. GILBERTO MARQUES DE SOUZA
21. PEDRO LIMA SANTOS
_____________________________________________
5º VICE-PRESIDENTE
 22. PR NECO
23. PR. COUTINHO
_____________________________________________
1º SECRETÁRIO
 24. MOISÉS SILVESTRE
 25. ISAÍAS COIMBRA
_____________________________________________
2º SECRETÁRIO
 26. ARCELINO MELO
 27. PASTOR SODRÉ
 28. NILTON SANTOS
_____________________________________________
3º SECRETÁRIO
 29. DOMINGOS JÚNIOR
 30. ANTONIO DIONIZIO
__________________________________________
4º SECRETÁRIO
 31. EZER BELO
 32. FERNANDES
 33. ISAMAR RAMALHO

5º SECRETÁRIO
 34. ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS
 35. VALDOMIRO PEREIRA
_____________________________________________
1º TESOUREIRO
 36. PASTOR JONAS
 37. FRAGOSO
 38. PASTOR SANTANA
 39. LOURIVAL
_____________________________________________
2º TESOUREIRO
 40. PASTOR IVAN BASTOS
 41. JOSIAS DE ALMEIDA SILVA


CONSELHO FISCAL

REGIÃO NORTE
 42. JOEL HOLDER
 43. MOISÉS MELO

REGIÃO NORDESTE
 44. PR. ANTONIO JOSÉ
 45. ISRAEL ALVES FERREIRA

REGIÃO SUDESTE
 46. PR. JOÃO CARLOS PADILHA
 47. SAMUEL RODRIGUES
 48. DIMAS DA CEADER
 49. ADÃO A. ARAÚJO
 50. ALVARO SANCHES

REGIÃO SUL
 51. JESUS VILANDE
 52. PERCI FONTOURA

REGIÃO CENTRO-OESTE
 53. SAMUEL LIMA
 54. RINALDO ALVES DOS SANTOS

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2008.

Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby
Presidente da Comissão Eleitoral

O lugar mais rico da Terra

Um velho sábio perguntou a seu jovem discípulo: "Qual é o lugar mais rico da Terra?" O jovem falou de minas de ouro, dos campos petrolíferos do Oriente e das minas de diamante do sul da África. Falou das Bolsas de Valores, especialmente de Wall Street, com seus trilhões de dólares circulando diuturnamente. Falou dos museus e de outras coisas mais.

O velho sábio, porém, afirmou: "O lugar mais rico da Terra são os cemitérios". Diante da perplexidade do jovem, ele acrescentou: "É nos cemitérios que estão enterrados grandes tesouros perdidos para sempre. Lá estão as músicas que nunca foram cantadas, os livros que não foram escritos, as poesias jamais declamadas e os projetos não realizados. Lá estão sepultados para sempre os sonhos não vividos de quem passou pela vida e não viveu".

Descobrimos no decorrer da vida, um pouquinho de cada vez, que realizar os próprios sonhos não é uma tarefa fácil. Aprendemos que cada etapa da vida tem que ser igualmente vencida, não importando o tipo de desafio enfrentado.

Aprendemos, igualmente, que não existe o caso de estarmos totalmente prontos para a vida, pois ela mesma nos ensina que viver é uma competição que jamais acaba. Mas é preciso ter coragem para vivê-la integralmente e fazer frente a todos os desafios.

O poeta Gonçalves Dias preconizou essa grande descoberta na famosa Canção do Tamoio: "Não chores da vida, meu filho, viver é lutar. A vida é combate que aos fracos abate, que aos fortes e aos bravos só pode exaltar".

Com efeito, para enfrentar a vida e suas agruras é preciso ter coragem para viver. Como disse Winston Churchill: "A coragem é a primeira das qualidades humanas, pois é a que garante as demais". Muitos, porém, param nesse ponto; diante das dificuldades, têm medo de prosseguir.

O magnífico conselho do missionário David Livingstone, o grande desbravador da África, aponta o caminho a ser seguido: "Eu irei não importa aonde, contanto que seja para frente".

Convém lembrar que a vida plenamente vivida é cheia de riscos. Todos os caminhos fáceis são de descida. Os que querem erigir um "muro existencial" para evitar riscos acabam se alijando da própria vida. Desse modo, muitos talentos se perdem por falta de um pouco de coragem. Todos os dias descem ao túmulo muitas pessoas obscuras de quem a timidez tolheu a iniciativa.

Com o tempo, é necessário adquirir alguma capacidade de enfrentar com bravura os problemas da vida, quer seja graças ao acúmulo de experiências ou aos conselhos sábios de verdadeiros amigos.

O enfrentamento de um problema depende muitas vezes do ângulo que se olha o desafio. Perder o emprego para alguns é "azar", mas para outros é a "sorte" de dar uma guinada na vida e partir em busca dos próprios sonhos.

Quando alguém se desaponta cedo na vida pode aprender a perseverar, a exercitar a ousadia de recomeçar e de ter coragem de enfrentar as dificuldades. Digno de pena é aquele que, já velho, tendo tido sempre uma vida mansa e serena, de repente se vê diante do desastre ou de uma grande e inescapável adversidade. Esse não tem a alma forjada, não está intimamente fortalecido por batalhas e provações anteriores. Nunca aprendeu a recomeçar, e agora, velho demais para aprender, sente-se imobilizado pela apatia e autocomiseração.

Quanto mais cedo aprendermos que as dificuldades da vida não são intermitentes, são crônicas, melhor. Elas não constituem uma interrupção caprichosa do processo normal da vida; elas constituem a própria vida! Portanto, não deixe que os seus sonhos enriqueçam os cemitérios; antes, que enriqueçam a própria vida.

Outro sábio indicou qual é o lugar mais rico da Terra: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4.23). Pois é no coração que nascem e morrem os sonhos; é nele que primeiro se ganha ou perde a batalha.

Desse modo, viva todos os seus sonhos confiando em Deus e faça do seu coração o lugar mais rico da Terra.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pastor Samuel convida Pastores a se inscreverem para AGO em Vitória - ES



HOJE É O ÚLTIMO DIA, VOCÊ PODE SE INSCREVER ATÉ AS 18:00H


As Inscrições para a AGO em Vitória terminam no dia 20 de Janeiro.
Faça já a sua!
Tel.: (21)33513054
Não deixe para a última hora!

domingo, 18 de janeiro de 2009

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Incrições para a AGO em Vitória


FALTAM 4 DIAS


As Inscrições para a AGO em Vitória terminam no dia 20 de Janeiro.
Faça já a sua!
Tel.: (21)33513054
Não deixe para a última hora!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

BRILHANDO NO NOVO ANO

Conta a lenda que a serpente começou a perseguir o vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, e a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia, mas ela não desistia; dois dias, e nada. No terceiro dia, já cansado, o vaga-lume perguntou à serpente: “Posso lhe fazer três perguntas?”

“Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar — disse a serpente.
“Pertenço à sua cadeia alimentar?”
“Não”.
“Eu te fiz algum mal?”
“Não”.
“Então, por que você quer acabar comigo?”
“Porque não suporto ver você brilhar!”
Andar na luz em uma sociedade que vive o seu próprio “apagão espiritual”, mas não se dá conta disso, certamente gerará críticas e perseguições. A lenda da serpente e do vaga-lume ilustra bem isso.
O conceito de “brilhar” ou “andar na luz” foi utilizado por Jesus, quando se referiu a seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.14,16).

O que Jesus estava dizendo, de fato, é que seus seguidores não teriam apenas de falar a verdade, mas vivê-la de modo concreto, sendo exemplos de retidão e amor, pois assim serviriam ao propósito similar da ação da luz no meio das trevas.
Um pouco antes de dizer que devemos ser luz, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo: quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12). Ou seja, não temos luz própria, apenas refletimos a luz que Dele emana, tal como a lua reflete a luz do sol.
Jesus é a verdadeira luz. Como está escrito: “Ali estava a Luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo” (Jo 1.9). Quando nasceu, Dele foi dito: “O povo que estava assentando em trevas, viu uma grande luz... na região e sombra da morte, a luz raiou” (Mt 4.16).
A idéia subjacente ao conceito da luz impregna muitas áreas da vida. Quando a crítica empresta luz a uma obra artística ou literária, está se falando de esclarecimento, de elucidação. Quando falamos de luzes da fé, estamos nos referindo àquilo que esclarece, ilumina ou guia o espírito. Quando procuramos evidência, certeza e verdade sobre algo é porque sabemos que da discussão nasce a luz do conhecimento. Uma pessoa é dita de muita luz quando é sábia.
Precisamos de luz, pois o mundo vive as trevas da turbulência: a sociedade está confusa diante de tanta violência, nossas cidades vivem um clima de guerra urbana não declarada, a polícia nem sempre é eficiente, a justiça é lenta, o caos campeia. Isso porque o mundo não anda na luz de Jesus, a única e verdadeira luz para alumiar as nações (Lc 2.32).
Andar na luz é viver em comunhão com Deus, é praticar a verdade e o amor que Dele emanam. Não podemos dizer que estamos na luz se praticamos o mal. “Todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus” (Jo 3.20-21)
Quem reflete a luz de Jesus pode viver uma vida altruísta a cuidar dos que sofrem, mesmo que não haja aplausos humanos ou recompensa pecuniária. Como lembra o diálogo entre uma missionária que cuidava de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: “Irmã, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo”. Ao que ela respondeu: “Eu também não, meu filho”. Ela o fazia somente por viver na luz de Jesus.
Se você quer andar na luz, volte-se para Jesus. Ele veio “como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê (Nele) não permaneça nas trevas” (Jo 12:46).
Esse é o nosso desafio para 2009: andar na luz de Jesus, refletir o brilho de Jesus, mesmo que a “serpente” não suporte nos ver brilhar. Que o nosso brilho incomode as trevas e faça com que Deus seja louvado!
Tenha um excelente 2009!

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/

ENQUANTO A RESPOSTA NĂO VEM

Estamos no limiar de um novo ano. Você tem orado especificamente sobre algum assunto, baseado em uma promessa de Deus, mas ainda não recebeu a resposta. Enquanto a resposta não vem, o que fazer durante o tempo de espera?

Gostaria de propor duas coisas muito importantes, a seguir:

Faça da sua espera um tempo de louvor a Deus. Enquanto espera pela materialização do seu pedido, procure louvar a Deus. Faça como o salmista: "Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios" (Sl 34.1).

Algumas pessoas crêem na Palavra de Deus, começam a louvar a Deus, mas não aguardam o cumprimento dos Seus desígnios. Tal qual o povo de Israel: "Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor. Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios" (Sl 106.12-13).

Você creu na Palavra do Senhor, espera pelo cumprimento de Suas promessas, então continue a louvar ao Senhor até que a sua resposta se concretize. Lembre-se: "Deus chama as coisas que não são como se já fossem" (Rm 4.17).

Assim, quando você louva a Deus pela resposta, está falando de coisas que não são, mas como se elas já existissem. Isto é agir por fé, na certeza de é a fé que vai materializar o seu pedido.

Duvide da sua dúvida. Em outras palavras: recuse-se a duvidar. Nesse ponto, há uma coisa a considerar: é precisamente nesse tempo de espera que o Inimigo mais gosta de atacar, lançando pensamentos de dúvida à sua mente. Por isso, recuse-se a duvidar.

Tiago ensina exatamente isso: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa" (Tg 1.5-7).

Quando o Inimigo atacar com dúvidas, o que fazer? "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).

Mas como resistir ao diabo? Faça como Jesus: resista ao diabo falando a Palavra de Deus, citando os versos bíblicos que contém as promessas de Deus para a sua vida.

Quando o diabo o tentava, Jesus dizia: "Está escrito". Quando o diabo revidava com alguma passagem das Escrituras, Jesus citava novamente a Palavra: "Também está escrito" (Mt 4.4-10).

Uma maneira segura de vencer a dúvida é continuar a meditar nas promessas de Deus. Siga a orientação de Deus a Josué: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido" (Js 1.8).

Na medida em que você meditar sobre os textos bíblicos e falar essas passagens bíblicas, está a lembrar a si mesmo as promessas de Deus; está também chamando a atenção de Deus para elas, o qual não falhará em cumpri-las no devido tempo.

Enquanto a sua resposta de oração não se manifesta, veja-se a si mesmo com aquilo que pediu a Deus, faça planos de acordo com isso. Nesse meio tempo, não esmoreça nem perca o ânimo.

Lembre-se: a vontade de Deus é que você receba tudo aquilo que pedir, para que a sua alegria seja completa: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (Jo 16.24).

Alguns fracassam porque começam a duvidar, deixam de esperar, passam a murmurar e, enfim, desistem. Os vitoriosos mantêm a fé e, em vez de duvidar e desistir, descansam nas promessas de Deus; em lugar de murmurar, louvam a Deus todos os dias pela resposta, até que ela realmente se efetive.

Mantenha-se do lado dos vitoriosos: faça do seu tempo de espera uma ocasião para louvar a Deus. E que 2009 seja o ano das repostas às suas orações. Assim você terá mais um motivo para louvar o Senhor... e a sua alegria será completa.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/