sexta-feira, 30 de maio de 2008

Abençoados 97 anos de vida

A Assembléia de Deus em Belém estará completando, no próximo dia 18 de junho, 97 anos de abençoada existência. O tema das festividades é: “Assembléia de Deus em Belém – 97 anos de Pentecostes na Paz do Senhor Jesus”.

Esta obra começou com dois jovens missionários, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e mais 19 pessoas, todos cheios do Espírito Santo. A partir de Belém, o movimento se espalhou para todo o Brasil, o que fez da Assembléia de Deus a maior denominação evangélica do país, com cerca de 13 milhões de membros.

Isso enche o nosso coração de gratidão a Deus, por ter permitido essa saga de expressivas vitórias que transcendem tempos e circunstâncias. Os humildes começos nos fazem lembrar que, não fosse o Senhor que esteve sempre ao nosso lado, como Ele próprio prometeu que faria, há muito teríamos sido consumidos pelos inimigos gratuitos e pelas árduas lutas que todas as gerações de nossa igreja enfrentaram no decorrer dos tempos.

Não podemos jamais nos esquecer de agradecer ao Senhor pelos 97 anos de vitórias da nossa Igreja, sabedores de que toda a nossa realização é fruto do dom de Deus, pois “o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” (Jo 3.27). Assim, Deus concedeu o poder do Espírito Santo para a Assembléia de Deus a fim de nos capacitar para o fiel cumprimento de nossa missão.

Essa foi a mesma razão pela qual Deus concedeu o poder do Espírito Santo para a Igreja Primitiva, por ocasião da festa de Pentecostes. Jesus havia dito aos discípulos: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). E eles obedeceram.

Eram cento e vinte crentes que estavam unidos nesse propósito, orando e esperando o cumprimento da promessa. No dia de Pentecostes (quando a ceifa do trigo era celebrada) se cumpriu a promessa do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos reunidos no cenáculo, em Jerusalém, conforme profetizado por Joel: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne” (Joel 2.28).

Lucas assim registra o episódio: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.1-4).

Cheios do poder pentecostal, os discípulos encheram Jerusalém com a palavra de Deus, depois encheram Samaria e Judéia, e depois o restante do mundo, até que a Palavra chegou até nós.
Desse modo, seguindo o exemplo deixado pelos primeiros cristãos, nossa igreja segue firme no propósito de perseverar em viver continuamente um verdadeiro Pentecostes na Paz do Senhor Jesus.

Ao comemorarmos mais um ano de vida, é importante termos em mente que os imensos desafios de nosso tempo estão fartamente enunciados nas Escrituras, assim também como a promessa de graça e poder disponibilizados por Deus, a fim de que possamos cumprir cabal e fielmente a nossa missão como parte do Corpo de Cristo.

Sigamos em frente na certeza da vitória! “Assembléia de Deus em Belém: 97 anos de Pentecostes na Paz do Senhor Jesus”.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -
http://www.oliberal.com.br/