segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pastores protocolam na CGADB protesto de impugnação da Comissão Eleitoral.



Pr. Samuel Câmara assinando a lista de apoio a impugnação da Comissã Eleitoral

Momento do protocolo do manifesto de impugnação.

No momento da reunião da Mesa Diretora da CGADB, no 2º andar a equipe CGADB PRA TODOS orava.


Ilmo. Sr. Pr.
JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA
PRESIDENTE E DIGNA MESA DIRETORA DA CGADB -
CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL

Referente: Manifesto de protesto e impugnação ao processo de escolha da Comissão Eleitoral na Reunião da Mesa Diretora realizada em 31/03/2008.

Prezado(s) Senhor(es):

Nós, os convencionais abaixo-assinados, manifestamos nosso total protesto as processo viciado, adotado por parte da Mesa Diretora na escolha e sorteio da Comissão Eleitoral, destacando os seguintes pontos:

1- Na ocasião da 4ª AGE, realizada em Porto Alegre, o presidente da CGADB fez uma comunicação verbal para que os Presidentes de Convenções Estaduais enviassem um ofício, indicando um membro para ser sorteado pela mesa Diretora para compor a Comissão Eleitoral. Sendo que este ofício deveria ser acompanhado de curriculun do indicado, e teria que ser enviado até a data limite de 15 de março de 2008; e que a Mesa Diretora faria o sorteio no dia 31 de março do corrente ano. Após esta Assembléia, nenhuma Convenção Estadual ou Regional recebeu qualquer Ato formal de comunicação da data limite de envio de ofício dos indicados, bem como informação do dia do SORTEIO. Sabe-se que tal prazo não foi observado. Se houve dilação do prazo desta informação, obrigatoriamente, todas as Convenções deveriam ser notificadas da prorrogação para a indicação. Com tal atitude e falta de comunicação, várias Convenções Estaduais que não estavam representadas na 4ª AGE, ficaram sem indicar seus candidatos.

2- Além do que, pelos esclarecimentos que foram prestados pelos presentes à reunião de Diretoria, ficou claro que houve descumprimento do artigo 82, § 1º do estatuto que diz: “Cada Convenção encaminhará à Mesa Diretora um candidato indicado a qual examinará se o mesmo reúne as condições para a função, procedendo a escolha através de sorteio de um titular e um suplente de cada região geográfica” (Grifo nosso). Logo, o estatuto é claro em estabelecer que não fica ao talante da Diretoria fazer a escolha e sorteio, mas que a escolha tanto de Titular como de Suplente se daria através de sorteio, fato que dificilmente ocorreu.

3- Nosso protesto é reforçado com a divulgação no site da CGADB do resultado do processo de escolha dos membros da Comissão Eleitoral, onde aparece como sorteado o representante da Região Sul, o Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, membro da CIEADEP – Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Estado do Paraná, que não teve o seu nome indicado pelo Presidente daquela Convenção Estadual.





4- Muito mais estranho ou “coincidente” é que o Titular da Região Sul, escolhido pela Mesa Diretora, tenha sido exatamente quem conduziu o processo eleitoral anterior! Se as coincidências parassem neste ponto, ainda poderíamos relevar, mas o resultado final é que os três indicados pelo Presidente para conduzirem a eleição de 2007, em São Paulo (Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Flauzilino Araújo dos Santos, Antonio Carlos Lorenzetti Melo), ficaram como titulares nesta Comissão. Isso é no mínimo muita “SORTE”, ou melhor, uma demonstração cabal de que não houve respeito ao Estatuto e ao Regimento Interno, contaminando todo o processo de escolha da Comissão Eleitoral e comprometendo o processo democrático de eleição em 2009.
Abaixo cópia do texto publicado no site da CGADB:
“Mesa Diretora apresenta Comissão Eleitoral e data da próxima AGO
A Mesa Diretora da CGADB reunida no último dia 31/03/08, deliberou as seguintes questões: 1. Escolha e sorteio da Comissão Eleitoral, conforme estabelece o Art. 82, § 1º, do Estatuto Social, ficando constituída dos seguintes membros:




- Região Sul




Wagner Tadeu dos Santos Gaby (Titular) Robson José de Brito (Suplente)
- Região Sudeste




Flauzilino Araújo dos Santos (Titular) Adailton Cosme Araújo (Suplente)
- Região Centro Oeste




Antonio Ferreira Cruz Filho (Titular) Leoclides Milton Arruda (Suplente)
- Região Nordeste




Antonio Carlos Lorenzetti Melo (Titular) Everaldo Morais Silva (Suplente)
- Região Norte




Wilson Pinheiro Brandão (Titular)Paulo Alberto dos Santos (Suplente)” (GRIFO NOSSO)

5- É importante esclarecer que convencionais devidamente identificados, dentre eles o Pr. Ivan Pereira Bastos, Presidente da CONFRATERES – Convenção Fraternal de Ministros no Espírito Santo e outros -, viajou exclusivamente para acompanhar o SORTEIO e levar a informação aos seus Convencionais, em especial ao indicado da sua Convenção. Ao chegar à sede da CGADB, sendo às 09h30min, comunicou ao Secretário-adjunto Pr. Cyro Mello, o motivo de sua presença e a resposta foi: “assim que começar o sorteio eu lhe aviso”. Ainda pela manhã, os pastores presentes não obtendo informações, protocolaram requerimento na Secretaria solicitando presenciar o Ato do sorteio. (doc. em anexo). A surpresa foi que às 15h o Pr. Cyro Mello informar oralmente a um dos convencionais: “O Presidente da CGADB solicitou informar-lhes que o sorteio foi feito na parte da manhã”
Este fato é um acinte! Pois desde 9:30h pastores aguardavam, no local, o momento do SORTEIO.
Por que não quiseram a presença de Convencionais interessados no Ato? Restringir acesso de Convencionais no local do SORTEIO é um desrespeito, sendo que as presenças de tais convencionais em nada prejudicariam o referido processo. Ademais, o fato de outros convencionais presenciarem a referida reunião, daria maior lisura, transparência ao Ato que foi realizado e denotaria uma atitude de integridade e boa-fé da Mesa.

Por uma questão de respeito ao Estatuto, protestamos e impugnamos o processo para que o SORTEIO seja refeito na legalidade e justiça, assegurando ainda, a formalidade e publicidade que este ato exige.
Por fim, comunicamos que este manifesto é um viés a fim de sanar as irregularidades acima apontadas, respeitando os procedimentos democráticos, administrativos e eclesiásticos que regem esta Convenção. Caso não seja corrigida esta anomalia no âmbito interno, buscaremos na Justiça Comum a nulidade do Ato arbitrário e ilegal desta Mesa Diretora.
Atitudes como estas maculam a imagem de nossa Convenção, não restando outro caminho, senão apresentar o nosso protesto e impugnação, através do presente manifesto.

Atenciosamente.


Obs.: Em anexo lista de Assinaturas de Apoio e cópias de documentos que esclarecem os fatos.

C/C: Comissão Jurídica, Comissão Eleitoral e Presidentes de Convenções Estaduais ou Regionais.