domingo, 25 de maio de 2008

Através dos olhos de Jesus

Era sabido no meio artístico americano que o ator Bruce Marchiano queria ver o mundo através das personagens que interpretava nos filmes e peças que atuasse. Quando se preparava para representar Jesus numa apresentação do Evangelho de Mateus, ele se preocupou com o desafio proposto e passou um longo período em oração, pedindo a Deus que lhe ajudasse. “Senhor, mostre-me como tudo pareceu aos Seus olhos” – orou intensamente.

Já no local de filmagem, quando Bruce começou a representar a dolorosa denúncia de Jesus contra as cidades impenitentes de Corazim e Betsaida, ele olhou para as pessoas à sua volta e começou a chorar de maneira incontrolável. Jesus passou por momentos assim, ao ver as pessoas como ovelhas sem pastor, em Jerusalém: “Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou”. (Lc 19.41)

Ele entendeu isso como resposta à sua oração. Bruce Marchiano comentou: “Vi as pessoas vivendo suas vidas de uma forma que Deus não planejou”. Ele comparou sua reação à que os pais devem sentir ao verem seu bebê engatinhando no meio da rua, com um caminhão vindo em sua direção. Bruce concluiu: “Compaixão não é apenas sentir pena das pessoas; é uma angústia tão intensa que nos impele à ação”.

Ao andar no meio das pessoas, Jesus conhecia as suas necessidades e procurava supri-las. Ele tinha grande compaixão por todos. Embora Jesus as visse como “ovelhas sem pastor”, ou seja, espiritualmente ignorantes, sem esperança, eternamente perdidas, Ele não as abandonava à sua própria sorte. Antes, Ele se identificava com elas, sentia intensa compaixão e fazia sempre alguma coisa para ajudá-las. “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 9.35).

Eu fico a pensar: será que vemos os outros através dos olhos de Jesus? O que nos move: apenas um lampejo de piedade ou uma profunda compaixão? O que aconteceria ao nosso querido Brasil se todos os crentes começassem a ver o mundo e as outras pessoas “como ovelhas sem pastor” através dos olhos de Jesus?

Sou imensamente grato a Deus pelo sentimento de compaixão que inundou os corações de Gunnar Vingren e Daniel Berg e os fez virem ao Brasil para fundarem a Assembléia de Deus. Tudo começou com esses dois homens, que viram o Brasil através dos olhos de Jesus e ousaram obedecer a Deus, mesmo sem contar com nenhum apoio institucional e financeiro. Hoje, 97 anos depois, a Assembléia de Deus conta com cerca de dez milhões de membros. Já pensou no que aconteceria se cada assembleiano nutrisse este mesmo sentimento de compaixão?
Ao pesquisarmos na História, é chocante a constatação de que nenhum movimento espiritual tenha durado mais de cem anos. Todos começam humildemente vendo o mundo “através dos olhos de Jesus”, depois se tornam pujantes e, aos poucos, a visão começa a desvanecer. O que era um poderoso “movimento”, passa pelo “engessamento” e depois se torna “monumento” e, aos poucos, se dissipa.

O diagnóstico possível é que deixaram de ver o mundo através dos olhos de Jesus e passaram a vê-lo através de outros olhos: da ciência, da teologia, da filosofia, da religião etc. Essas coisas eram para ser meros instrumentos, mas passaram a ser vetores do movimento que, por sua vez, veio a se tornar um simples monumento.

A Assembléia de Deus está a caminho do Centenário. A minha oração é que cada assembleiano mantenha a visão inicial e, tal como os pioneiros, veja o mundo através dos olhos de Jesus. Só assim será possível manter esse movimento pentecostal pujante até a vinda do Senhor Jesus.
Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/