sábado, 18 de abril de 2009

Coragem, Amor e Moderação

A próxima semana será histórica para os líderes da maior igreja evangélica do Brasil! Cerca de 17 mil ministros estão inscritos para participar da 39ª Assembléia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil - CGADB, no Centro de Exposições de Carapina, Serra (ES), de 20 a 24 de abril de 2009.

O número recorde de participantes expressa não somente a importância do evento, mas também o poder de Deus em fazer prosperar uma obra espiritual iniciada na cidade de Belém do Pará através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, há quase um século, e expandindo-a por todos os rincões de nossa Pátria.

Além dos trabalhos convencionais ordinários, nesta Assembleia Geral também acontecerá a eleição da Mesa Diretora que presidirá as iniciativas relacionadas aos pastores da Assembléia de Deus no Brasil nos próximos quatro anos. Como líderes preparados são fundamentais para as iniciativas de qualquer grupamento humano e, consequentemente, para o seu sucesso,
este é um momento de oração e ação em prol do avanço da obra de Deus no nosso País.

Quando o apóstolo Paulo pensou em animar um jovem pastor chamado Timóteo, ele afirmou que CORAGEM, AMOR e MODERAÇÃO são virtudes que Deus nos concede para trazesmos à existência os propósitos e planos que Ele tem determinado a nosso respeito como povo de Sua exclusiva propriedade (2 Tm 1.7). Sem dúvida, essas características precisam estar presentes naqueles que forem eleitos para presidir a CGADB nos próximos quatro anos.

Falar de CORAGEM é afirmar que Deus deseja um líder que não esteja acomodado com a mesmisse ou a burocracia, sem visão ou ânimo para enfrentar os novos desafios que a história nos impõe. A coragem é necessária para prosseguir nos momentos em que as contrariedades aparecem, nos instantes em que é preciso avançar para novas conquistas e tomar decisões inspiradas por Deus para o crescimento de Sua obra.

Sem dúvida, Deus deseja um líder de coragem à frente da nossa Convenção Geral, alguém que esteja disposto a crer no Senhor para grandes e pequenas coisas e, ao mesmo tempo, compromissado com os princípios da Santa Palavra para a realização de todo o conselho de Deus.

Mas Paulo também menciona a importância do AMOR. Esta virtude capacita um líder a valorizar seus liderados, respeitar a diversidade e o ministério de todos aqueles que são amados e chamados por Deus. Um líder de sucesso tem no amor um ingrediente fundamental para envolver e motivar aqueles que estão ao seu lado para construir uma história de conquista. Assim como Deus é amor, os pastores eleitos para a Mesa Diretora de nossa Convenção Geral devem também ser homens de amor e, assim, superarem todas as dificuldades que se apresentem, mas sempre com um espírito excelente e não revanchista.

A última virtude apresentada por Paulo, a MODERAÇÃO, diz respeito à capacidade de alguém ser estável e constante no seu padrão de liderança, livre de repentes motivados por emoções descontroladas ou ímpetos humanos e carnais. Um líder sensato, conciliador e empático não somente é usado por Deus para produzir Seus propósitos, mas também se torna uma referência espiritual e moral para aqueles com quem convive.
Que esta assembleia convencional entre para a história da Assembléia de Deus no Brasil como um momento em que líderes marcados pelas virtudes mencionadas acima possam levar a nossa Igreja a um patamar jamais visto antes, a fim de que cumpramos integralmente a nossa missão diante de Deus e dos homens.

Que a coragem, o amor e a moderação sejam a marca de cada pastor assembleiano e, desse modo, Deus encontre em nós a motivação correta para nos usar poderosamente, como nunca antes, para a glória do Seu Santo Nome.

Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" - http://www.oliberal.com.br/