sábado, 8 de janeiro de 2011

Prosseguindo para a vitória

Nas Olimpíadas de Inverno de 1994, em Lillehammer, na Noruega, quando a mão do patinador de velocidade Dan Jansen encostou no gelo, fazendo-o perder a corrida dos 500 metros, sua mulher, Robin, gritou: “De novo, Deus, por quê? Deus não pode ser tão cruel!”. Dan e sua esposa colocaram a culpa em Deus pelo seu infortúnio pessoal e se tornaram infelizes e amargurados.

Seis anos antes, nas Olimpíadas de Inverno em Calgary, no Canadá, Paul Wylie, em seu primeiro salto, viu que algo deu errado: sua mão tocou o gelo, e ele escorregou e caiu. Então, por uma fração de segundo, Wylie ficou diante de uma escolha: podia concentrar-se no erro e desistir, ou podia continuar patinando e fazer o melhor que pudesse.

Ele contou que, naquele momento, este Salmo veio à sua mente: “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (Sl 37.24). Wylie continuou sua apresentação e decidiu patinar “de todo o coração, como para o Senhor” (Cl 3.23). Quando terminou, a plateia irrompeu num aplauso entusiasmado, reconhecendo sua coragem e determinação.

No esporte como na vida, podemos reagir como Dan Jansen e sua esposa, colocando a culpa em Deus e seguindo amargurado pela vida; ou como Paul Wylie, levantando e reafirmando a sua fé na vida e continuando a contar com a ajuda de Deus.

Se formos derribados por causa de um mero acidente ou por conta de um ataque poderoso, se um ente querido ficar doente ou morrer, se perdemos o emprego ou somos ignorados numa promoção, enfim, diante de qualquer infortúnio na vida, temos pelo menos essas duas opções de escolha.

Porém, uma coisa é certa: quem confia em Deus jamais será totalmente derrotado, porque sabe que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Esse é seu “certificado de garantia”.

Ademais, mesmo que tenha uma ou outra batalha perdida, sabe que a guerra será finalmente vencida, se tão somente seguir em frente confiando em Deus e fazendo a Sua vontade.

A cada mudança de ano, a vida desfila diante de nossos olhos da mesma maneira: lembranças. Lembramos dos sucessos e celebramos; lembramos dos insucessos e ficamos frustrados. A reação varia de pessoa a pessoa, mas alguns se deixam ficar prisioneiros das próprias lembranças amargas por acharem mais fácil colocar a culpa em Deus.

Para esses a vida estanca e perde o sabor. Desistem de crer e de planejar, preferem o “deixa como está para ver como é que fica”. E por fim se perguntam: “Vale a pena viver?” Para elas, tanto faz, tudo é a mesma coisa: dor, frustração, perdas, amargura.

Há outros que, no afã de seguir em frente, fazem novas promessas a si próprias: fazer ginástica; aprender uma nova língua; fazer um novo curso; mudar para um emprego melhor ou buscar uma promoção; ler a Bíblia toda no ano; ir à igreja; fazer caminhadas; fazer um check-up; ficar mais tempo com as crianças; dar mais atenção à esposa; gostar mais da sogra; ler tantos livros por mês; ser uma pessoa melhor.

São promessas que não necessariamente precisam ser cumpridas, mas que funcionam como um referencial na vida agitada que levam.

Invariavelmente, o que fica é a certeza de que todos nós precisamos de algo que nos oriente, norteie e dê sentido à vida.

Não sei de suas metas e nem conheço os seus sonhos, mas sei de alguém que pode ajudar você a alcançá-los. Entre o início e o fim de cada luta, em cujo caminho você certamente passará por situações difíceis, apertadas ou dolorosas, você poderá contar com Jesus. Ele ajudará você a conhecer a importância de todo o bem que Deus quer lhe dar.

Se quisermos seguir em frente para conquistar terrenos nunca antes pisados, teremos de ter determinação e esforço, mas precisamos da ajuda de Jesus, sabedores de que a vitória plena não pode prescindir da ajuda do Senhor.

No ano do Centenário da Assembleia de Deus, conclamo a todos os assembleianos que mantenham a confiança no Senhor Jesus, certos de que Ele nos ajudará a cumprir toda a nossa missão na presente geração e nos levará à vitória plena.

Esta é a minha oração: “Prossiga para a vitória, pois o Senhor Jesus guardará você de todo mal; guardará a sua alma. Assim como guardou a sua saída de 2010, guardará a sua entrada em 2011, do início ao fim”.



Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/

Nenhum comentário: