sábado, 15 de janeiro de 2011

Belém do meu coração

Querida Belém do meu coração, desejo parabenizar-te pelos teus 395 anos de existência! Quantos desafios superaste, que avanços conseguiste! São 395 anos de vitórias, rumo aos 400 anos de bênçãos! Que marco, que graça, que glória!

Sou-te muito grato por teres me recebido como “filho da terra”, concedendo-me o título de “cidadão belenense”. Oh, como és acolhedora! Tanto que, em 19 de novembro de 1910, também recebeste dois humildes servos de Deus, Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviados por Deus. Pela providência divina, esses dois homens fundaram a Assembleia de Deus, em 18 de junho de 1911, motivo este que me trouxe ao teu seio, pois esta é a mesma Igreja que agora pastoreio.

Quando eles aqui chegaram, das cidades brasileiras, tu eras das mais isoladas, posto que encoberta nas brenhas das matas e cercada por grandes rios. O cenário ímpar da tua habitação foi criado por Deus, que formou ao teu redor quarenta e duas ilhas, furos fluviais e igarapés, com praias de rios e horizonte de oceano, como que te encobrindo dos olhares do mundo.

Obviamente não tinhas a glória nem a beleza de Nova York ou do Rio de Janeiro, tampouco a riqueza e a potência industrial de Chicago ou de São Paulo. Contudo, embora pequena, eras bem urbanizada e possuías um magnífico patrimônio arquitetônico.

Oh, querida Belém! O mesmo Deus que te encobriu da glória natural de uma natureza exuberante, também procurou expor-te ao mundo por outros motivos. Por isso, folgo em dizer que Deus tem um negócio contigo. Assim como teve com a tua “xará” mais velha, Belém da Judeia, que foi escolhida para ser o berço do Salvador Jesus Cristo.

Desse modo, Belém, tu foste escolhida não apenas para ser o berço da Assembleia de Deus no Brasil, mas também uma “padaria”, produzindo “pão espiritual” para muitas nações. Este é o significado hebraico do teu nome. Por isso, Deus fez de ti a Capital Pentecostal do Brasil, quiçá do mundo, pois este movimento está presente em todas as cidades do País, sendo reconhecido como o maior movimento evangélico mundial.

Obrigado, Belém, pois concedeste a dois logradouros públicos os nomes dos nossos pioneiros, Gunnar Vingren e Daniel Berg, em reconhecimento do seu trabalho.
Por que, Belém, Deus te escolheu? Pura misericórdia e graça do Senhor! Quando não terias lugar no coração de nenhum investidor, descartada que serias em razão do teu isolamento nas brenhas da Amazônia, ademais com surtos de muitas e graves doenças tropicais, mesmo assim Deus te escolheu.

Deus foi misericordioso para contigo, Belém, uma vez que não te deu o mal que merecias por causa dos pecados de teus filhos, pois a misericórdia triunfa sobre o juízo. Antes, te tratou com graça, dando-te o bem que não merecias. Quando Deus te viu necessitada, em vez de te rejeitar, se aproximou de ti; enviou mensageiros ungidos para te servirem e engendrou os meios de dar-te o melhor: a salvação plena através da fé em Jesus Cristo.

A razão de a Assembleia de Deus existir não é outra senão demonstrar a ti esse grande Amor de Deus que salva e transforma, cura e liberta, dando vida plena e vitória eterna. Se não entendes por que pregamos incansavelmente essa mensagem em tuas ruas, saiba que é esse mesmo Amor que nos constrange.

Causa-nos tristeza ver teus filhos lotando as delegacias, destruídos pelas drogas, lares em crise, casamentos falidos, muitos sem sustento, bens públicos destruídos e a violência prevalecendo, mas por causa desse Amor, também não fugimos de ti. Antes, oferecemos este Amor em esforço evangelístico e misericórdia em nossos 471 templos (onde regularmente se reúnem cerca de 100 mil membros e 754 pastores e evangelistas) espalhados por todos os teus bairros, para dizer aos teus filhos que a solução de todas as mazelas da vida está somente em Jesus Cristo.

É por causa deste Amor que existimos e procuramos te servir, em cumprimento da ordem de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). E estamos em oração por ti, rogando ao Senhor por tuas autoridades “para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito”, como Deus quer (1 Tm 2.1,2).

Temos 100 anos de abençoada convivência contigo, Belém, e queremos brindar-te com a inauguração, em maio próximo, do Centro de Convenções do Centenário para 22 mil pessoas sentadas. Estamos orando para dar-te uma Avenida Centenário da Assembleia de Deus e também um Museu Histórico Nacional.

A Assembleia de Deus nasceu pelo poder de Deus nas entranhas desta cidade, com gosto de chuva, manga, tacacá, açaí e maniçoba. Celebraremos o Centenário desta tua “filha” ilustre, que também é a Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Pará e no Brasil, aqui mesmo em tuas plagas, em junho de 2011.

Querida Belém, tu envelheces e te tornas mais nova, mais bela, mais aprazível; a Assembleia de Deus também, agora rumo ao Centenário, se renova na força do Senhor, enquanto se esforça para servir-te e ajudar-te nessa abençoada transformação.

Feliz aniversário, Belém! Cidade amada por Deus, Belém do meu coração!


Samuel Câmara - Pastor da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe
Confira os artigos do Pastor Samuel Câmara, todas as semanas no jornal "O Liberal" -http://www.oliberal.com.br/

Um comentário:

Pastor Rodolfo Silva disse...

paz! estou seguindo o blog....parabéns a Belém do Pará, Rumo ao Centenário.